Conheça o Trabalho da Associação Mata Ciliar

Associação Mata Ciliar

Conheça o Trabalho da Associação Mata Ciliar

ONG trabalha para preservar a natureza e reabilitar animais silvestres através de atendimento veterinário

Comemorado anualmente em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito e dos cuidados aos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A Vetnil aproveita a data para parabenizar a Associação Mata Ciliar por sua atuação na assistência e na proteção da fauna selvagem, contribuindo para recuperação de centenas de vidas.

A Mata Ciliar trabalha em prol da saúde animal há mais de 20 anos por meio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e do Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos). Desde a abertura de seu primeiro centro, a iniciativa já recebeu mais de 23 mil animais com necessidades variadas, em sua maioria provenientes de maus tratos, queimadas, caça e tráfico. 

No CRAS são oferecidos cuidados veterinários, seguidos de períodos de reabilitação e observação, pré-soltura (fase em que os animais exercitam seus músculos e são estimulados a desenvolver o comportamento natural) e, por fim, a soltura definitiva. Animais com sequelas mais graves, porém, são mantidos em cativeiro, em espaços projetados para proporcionar a vivência mais próxima a selvagem possível, com ambientação compatível com os hábitos de espécie.

Para todos esses cuidados são gastos aproximadamente R$ 15 mil por mês com alimentação, entre vegetais e carnes e R$ 75 mil com a manutenção da saúde dos animais, incluindo medicação, profissionais veterinários, gastos administrativos, reformas e taxas tributárias. Por isso a Mata Ciliar conta com ajuda de iniciativas privadas como a Vetnil, no intuito de manter saudáveis os animais que chegam todos os dias em sua sede. Para agradecer este apoio foi criado o selo Guardiões da Mata que destaca a responsabilidade ambiental de cada empresa parceira.

Para Samuel de Oliveira Nunes, coordenador de comunicação da Mata Ciliar, a contribuição da iniciativa privada é fundamental para a atuação da ONG. “Nosso trabalho é muito custoso. Temos muitos gastos com remédios e tratamentos veterinários. Por isso contamos com a ajuda dos guardiões da mata. Nosso objetivo agora é conscientizar cada vez mais as empresas e os indivíduos de que a proteção à natureza e aos animais é um dever de todos”, afirma.

Paralelo aos centros de reabilitação de animais, a Mata Ciliar desenvolve programas de preservação da flora, dos recursos hídricos e da cultura das comunidades do campo, além de promover oficinas de capacitação e educação ambiental.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência