Cuidados nas Olimpíadas

Hipismo e Pentatlo Moderno, esportes praticados com cavalos, estão entre as 46 modalidades dos Jogos Olímpicos

Os cavalos são os únicos animais a participar dos Jogos Olímpicos, criados em 1890 pelo suíço Pierre de Frédy. Com 46 modalidades, duas envolvendo equinos, as Olimpíadas são consideradas o maior evento esportivo do planeta. Este ano, ocorrem na capital japonesa, Tóquio, de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.

Segundo especialista, os animais são preparados física e tecnicamente antes das provas. “Para participar das competições, os cavalos passam por fluidoterapia, fisioterapia, tratamento de imunidade, articular e muscular. Em Tóquio, o clima é quente e úmido. Sendo assim, os cavalos recebem cuidados especiais, para que possam se ambientar, antes de chegar ao país”, explica Rogério Saito, veterinário da equipe da Seleção Brasileira de Hipismo (Salto) há 11 anos.

Depois de participar de três jogos panamericanos, três campeonatos mundiais, três copas do mundo e mais de 30 copas das nações, esta será a terceira vez de Rogério nas Olimpíadas. “Os cavalos são selecionados pelo chefe de equipe, técnico e veterinário. São todos checados e encaminhados a um tratamento com ração, suplementos individuais e direcionados, antes de serem direcionados à quarentena”, completa o veterinário da Seleção Brasileira de Hipismo.

Para Bruno Ribeiro, criador de cavalos e vice-presidente da Vetnil, empresa que oferece produtos para o cuidado individualizado de animais atletas, através de suplementos ou medicamentos, os Esportes Equestres têm relevante importância esportiva, econômica e cultural para o Brasil e o mundo. “O Hipismo e Pentatlo Moderno, praticados com cavalos nas Olimpíadas, agregam valores vultosos à cadeia produtiva do cavalo”, ressalta Bruno.

Voo dos cavalos a Tóquio

Para o voo a Tóquio, é exigida uma documentação completa, além de exames de sangue e vacinação dos animais. “A quarentena é feita com o time completo e um cavalo extra, totalizando cinco. Mas apenas quatro animais embarcam. Todos são preparados para ter um voo tranquilo”, conta Rogério. Mesmo a escolha de quais cavalos vão compartilhar o container no voo – são transportados dois animais por container – é deliberada a fim de evitar, por exemplo, acidentes entre éguas e garanhões.

Ao chegar no destino, os cuidados continuam. “As cocheiras dos jogos são climatizadas, para que não sofram com calor e umidade. Durante o concurso, os animais são inspecionados diariamente”, completa o especialista.

Hipismo e Pentatlo Moderno nas Olimpíadas

O Hipismo, maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro, envolve competições individuais e em time. A modalidade da arte de montar animais atletas, estreou nas Olimpíadas no ano de 1900. Atualmente, a modalidade se divide em Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação. O Pentatlo Moderno é uma modalidade singular, pois agrega hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro em uma única competição. Passou a fazer parte da lista dos esportes olímpicos em 1912, nos jogos de Estocolmo, capital da Suécia.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência