Dezembro Verde - Mês de Conscientização sobre o Abandono e Maus-Tratos

Dezembro Verde 2019

Dezembro Verde - Mês de Conscientização sobre o Abandono e Maus-Tratos

Visando informar a população sobre a importância da guarda responsável, principalmente nesse período do ano onde aumentam consideravelmente o abandono de animais de companhia, a Vetnil, líder em saúde animal, reafirma seu apoio à campanha “Dezembro Verde” na luta contra o abandono e os maus tratos a animais. Nos últimos anos, o período de novembro a fevereiro registrou aumento de até 70% no número de pets deixados sem qualquer amparo de seus tutores. Este índice aponta não apenas animais abandonados à própria sorte nas ruas, mas também os que são deixados em casa sem água ou comida e esquecidos em hotéis pet e abrigos.

ONG AMALO, parceria da Ventil e responsável por mais de 500 resgates só em 2019, destaca que há ainda outros fatores que motivam o abandono dos companheiros de quatro patas, como animais de grande porte para espaços pequenos, alteração do nível econômico ou desemprego do tutor, mudança de endereço, perda de interesse ou comportamento problemático do animal, alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do tutor entre outros.

Para Cristiano Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil é necessário consciência e responsabilidade ao decidir adotar um pet. “O tutor precisa fornecer alimentação, moradia adequada, bem-estar e saúde ao animal. Os pets que são abandonados não foram criados para sobreviver nas ruas e podem sofrer com a fome, atropelamentos, envenenamentos, maus-tratos e enfrentar inúmeras outras situações adversas “, afirma.

O executivo ressalta também que o abandono de animais é crime e o infrator pode sofrer penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (lei federal 9.605/1998), como detenção de três meses a um ano e multa, podendo ser ampliada caso o animal morra.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência