Alimentos proibidos para pets: frutas e legumes que cães e gatos não podem comer

3 min

Quando se trata da alimentação do seu animal de estimação, é essencial adotar uma abordagem consciente sobre os alimentos proibidos para eles. Uma dieta correta e equilibrada, adequada à espécie, porte, idade e condições de saúde, é fundamental para o bem-estar do seu amigo.

Sendo assim, desmistificar a ideia de que qualquer legume ou fruta é inofensivo ao pet é crucial para manter a saúde dele. Alguns alimentos podem ser tóxicos, enquanto outros são excessivamente calóricos.

Neste artigo, abordaremos os principais alimentos proibidos para os pets. Confira!

Por que cães e gatos não podem comer determinados tipos de frutas e legumes?

Mesmo que para os humanos as frutas e legumes sejam saudáveis, para os cães e gatos alguns desses alimentos podem acabar afetando a saúde. Isso ocorre porque determinados alimentos apresentam substâncias que, nos pets, reagem de forma diferente, podendo causar desconforto ou conter componentes tóxicos aos pets.

O mercado oferece rações e petiscos específicos que atendem a essas necessidades, mas se o tutor optar por incluir legumes ou frutas na dieta, é crucial considerar as quantidades apropriadas e se há algum risco de toxicidade.

Por isso, consultar o Médico-Veterinário é sempre essencial, pois ele pode orientar sobre alimentos proibidos para os pets, além de trazer mais auxílio quanto às restrições dietéticas ou possíveis alergias que o seu pet possa ter, garantindo o bem-estar do seu amigo. No próximo tópico, detalharemos as frutas e legumes proibidos para cães. Continue a leitura!

Além de saber quais as principais frutas e legumes proibidos para cães e gatos, é fundamental estar ciente dos riscos que certos alimentos podem representar para a saúde do seu companheiro de quatro patas. Neste contexto, destacamos alguns elementos comuns em nossa dieta que podem ser prejudiciais a eles:

Cebola

A cebola, apesar de ser inofensiva para os humanos, contém elementos extremamente tóxicos para os pets. O N-Propil e o tiossulfato, substâncias presentes na cebola, podem inibir enzimas essenciais e prejudicar o funcionamento normal dos glóbulos vermelhos, modificando a proteína hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio, levando à destruição dessas células e resultando em anemia hemolítica grave. Vale lembrar que a cebolinha também está inclusa nessa categoria.

Os sinais de intoxicação por cebola incluem vômito, urina avermelhada, diarreia, aumento do ritmo cardíaco e apatia.

Alho

O alho e o alho-poró, da mesma família da cebola, não devem ser incluídos na dieta de cães e gatos, pois o consumo também pode levar à destruição da hemoglobina, causando anemia hemolítica. tudo isso se deve também à presença do tiossulfato em sua composição, substância que não é digerida pelo organismo dos pets e tem potencial de gerar consequências graves.

Os sintomas de intoxicação por alho são semelhantes aos da cebola:

Uvas e passas

Dentre os alimentos proibidos, destacam-se as uvas e passas. Estudos indicam que a causa dessa toxicidade pode estar relacionada a uma toxina desconhecida ou a fatores externos, que podem levar a danos nos rins. Os principais sinais de intoxicação por uva envolvem vômito, diarreia, falta de apetite, dor abdominal, prostração e alterações na urina.

Macadâmia

As nozes de macadâmia são comuns em biscoitos e comidas típicas de fim de ano , então os tutores devem ter cuidado com o que dão aos seus pets.

O mecanismo de ação da intoxicação dos pets pelas nozes de macadâmia (cruas ou torradas) e a manteiga de macadâmia ainda é desconhecido, mas acredita-se que o responsável seja algum constituinte do alimento ou ainda a sua contaminação por micotoxinas, que afetam músculos, sistema digestivo e nervoso, podendo causar dificuldades de locomoção, fraqueza, falta de ar, tremores e inchaço nas patas.

Abacate

O abacate, apesar de sua textura atrativa, é uma fruta muito rica em gorduras, ou seja, é altamente calórica. Além disso, contém persina, uma substância tóxica para os pets, que pode causar diarreia, vômito e até alterações cardíacas e respiratórias. Então, seu consumo pelos pets pode ser prejudicial à saúde.

Sementes

Sementes podem representar um perigo potencial para o seu animal de estimação devido ao tamanho, podendo causar asfixia e obstrução intestinal.

Portanto, é aconselhável evitar oferecer sementes garantindo assim a segurança e o bem-estar dele.

Em caso de ingestão acidental de qualquer alimento citado acima, procure o Médico-Veterinário imediatamente. Não tente forçar o vômito, nem ofereça leite para neutralizar o envenenamento. Esvaziar o estômago pode facilitar a ação de algumas toxinas.

Nem todo o pet irá apresentar sinais de intoxicação mediante consumo desses alimentos. Porém, o fato de ele não ter apresentado não significa que o consumo possa ser mantido, já que alguns componentes tóxicos podem ter efeito cumulativo.

Apesar de existirem diversos alimentos proibidos para pets, há algumas verduras, legumes e frutas que os pets podem comer de forma complementar à dieta e que são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Chegou a hora de preparar a listinha de compras para começar a introduzir esses alimentos na dieta do seu peludo. Leia agora mesmo o nosso artigo sobre frutas e legumes permitidos para cães e gatos.

Converse sempre com seu Médico-Veterinário para maiores esclarecimentos sobre a escolha e quantidade de petiscos ideais para seu pet.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência