Anemia Em Cães E Gatos — Sinais de Alerta

5 min

Você sabia que há a possibilidade de desenvolvimento de anemia em cães e gatos? A condição também afeta os nossos pets e pode ter sinais clínicos perceptíveis quando o quadro estiver avançado. 

Saiba mais sobre o assunto no artigo e veja quando deve ficar em alerta!

O que é anemia?

A anemia se refere à redução da quantidade ou função dos glóbulos vermelhos (hemácias) no organismo dos pets. Como essas células são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo, suas funções ficam prejudicadas quando elas estão em baixa quantidade. 

Essa condição gera diversos prejuízos para os animais, mas não é uma doença em si. Na verdade, ela indica a existência de um outro problema prévio de saúde. 

Quais são as principais causas de anemia em pets?

Há diversas causas possíveis para o desenvolvimento de anemia em cães e gatos. Algumas delas são:

       • Hemoparasitoses (causadas por parasitas que infectam as células sanguíneas e causam a sua destruição);
       • Doenças inflamatórias e infecciosas;
       •
Doença renal crônica;
       •
Deficiência de um ou mais nutrientes essenciais, como o ferro, o zinco, a vitamina B12, o ácido fólico, entre outros.

De modo geral, independentemente do que motivou o quadro anêmico, os pets podem apresentar sinais clínicos muito parecidos em todos os casos. Confira quais podem ser a seguir!

Principais sinais clínicos de anemia em cães e gatos

Os indícios mais comuns de anemia em cães e gatos são:

       • Mucosas pálidas;
       • Apatia;
       •
Perda de apetite;
       •
Urina escura (nos casos em que a origem da anemia é por hemoparasitose ou outras doenças que causam destruição das hemácias).

Os sinais clínicos aparecem conforme a gravidade da complicação e, para ter o correto diagnóstico e descobrir a origem do problema, é necessário que o pet faça alguns exames complementares. 

Como é feito o diagnóstico de anemia em cães e gatos?

Ao identificar esses sinais clínicos, é preciso levar o animal ao Médico-Veterinário, que, por meio de um hemograma, vai classificar a anemia com base nos índices hematimétricos:

       • VCM (Volume Corpuscular Médio), que avalia o tamanho médio das hemácias;       
       • CHCM (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média), que analisa a quantidade de hemoglobina presente dentro das hemácias.

Por meio dessa avaliação, é possível classificar a condição como: 

       • Anemia microcítica, normocítica ou macrocítica, de acordo com os valores de VCM;
       • Anemia hipocrômica ou normocrômica, de acordo com os valores de CHCM;

Além disso, a determinação desses valores irá permitir classificar a anemia em discreta, moderada ou severa. Em seguida, com a confirmação do tipo de anemia, são feitos exames para descobrir, então, a causa e é elaborado um protocolo de recuperação específico para cada caso.

Qual é o tratamento recomendado para anemia em pets?

Não há um único tratamento para a anemia em cães e gatos, já que as causas da condição são variadas. Na presença de parasitas, por exemplo, será necessário administrar um antibiótico. Mas, de qualquer forma, a suplementação de alguns nutrientes para os pets pode promover a produção de hemácias. 

Monitorar e suplementar também o ferro, mineral que compõe a hemoglobina; vitaminas do complexo B e zinco, responsáveis pela divisão celular e hematopoiese, além de elementos antioxidantes, como polifenóis, flavonoides e vitamina C, para manter a integridade das células sanguínea, será muito importante para permitir a recuperação da quantidade usual das células sanguíneas.

Como evitar quadros de anemia em cães e gatos?

Considerando as principais causas de anemia em pets, a melhor forma de prevenir o problema é ter um acompanhamento veterinário frequente, com cuidado nutricional constante, para que ele não apresente deficiências, e manter um controle adequado de ectoparasitas.

Além disso, é muito importante seguir o protocolo de vermifugação estabelecido pelo Médico-Veterinário no seu amigo de quatro patas. 

Veja, neste artigo, quando é hora de dar vermífugo para pet.

Comentários

Karisie
Muito explicativo.
17/01/2023 ás 22:08
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
07/03/2023 ás 17:16
Michella
Minha gata fez mastectomia, entrou em anemia severa. Já fez 2 transfusões de sangue e hematócrito não passa de 17... Fígado atingido... Estou desesperada.
25/01/2024 ás 16:45
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência