Castração de cães e gatos: tire suas principais dúvidas

4 min

A castração de cães e gatos é um procedimento importante para a saúde e o bem-estar dos pets, contribuindo tanto para o controle populacional, quanto para a prevenção de certas doenças.

Nos machos, esse procedimento tem o nome de “orquiectomia”, que refere-se à remoção dos testículos. Já nas fêmeas, é conhecido como “ovariossalpingohisterectomia”, que envolve a remoção dos ovários, ovidutos (tubas uterinas) e cornos uterinos.

Neste artigo, abordaremos os aspectos essenciais sobre a castração de cães e gatos, desde sua importância até os cuidados pós-operatórios.

O que é e qual a importância da castração para cães e gatos 

A castração, também conhecida como esterilização, é um procedimento cirúrgico, normalmente eletivo, realizado para remover alguns dos órgãos reprodutores dos animais e cessar a capacidade reprodutiva deles.

Essa intervenção gera algumas mudanças para os pets. Listamos abaixo algumas das principais:

Controle populacional 

A castração desempenha um papel importante no controle populacional pois impede a reprodução dos animais em situação de rua, por exemplo, prevenindo a reprodução descontrolada e o aumento do número de animais de rua.

Benefícios à saúde 

A castração de cães e gatos representa uma medida eficaz na redução do risco de algumas enfermidades, especialmente em fêmeas.

Nelas, destaca-se a significativa diminuição das chances de ocorrência de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias (câncer de mama) e piometra (infecção uterina que gera acúmulo de pus).

Comportamento 

Animais castrados tendem a apresentar comportamento mais tranquilo, reduzindo a agressividade e territorialismo. Porém, alguns animais podem fugir à regra e persistir com comportamentos indesejados. Em todo o caso, é importante consultar um Médico-Veterinário especialista em comportamento animal para avaliação e intervenção adequadas.

Quais os cuidados no pós-operatório de cães e gatos?

O período pós-operatório é crucial para garantir uma recuperação tranquila e sem complicações para os animais castrados.

Alguns cuidados essenciais incluem:

Repouso adequado  

Após a cirurgia, é fundamental fornecer um ambiente calmo e tranquilo para o pet, minimizando atividades físicas e reduzindo o espaço de circulação a fim de evitar que o animal pule ou faça esforços a ponto de prejudicar a cicatrização dos pontos, especialmente em fêmeas, que passam por laparotomia (abertura da cavidade abdominal para cirurgia).

Medicação prescrita  

Siga rigorosamente as orientações do Médico-Veterinário em relação à medicação pós-operatória. As medicações são fundamentais para controle da dor e bem-estar.

Observe seu pet  

Monitore de perto o pet durante o período de recuperação, observando sinais de infecção (presença de secreção, odor fétido, inchaço, sensibilidade que não melhora com as medicações e vermelhidão na região da cirurgia), sangramento excessivo ou alterações bruscas de comportamento.

Retorno ao Veterinário  

O Veterinário certamente irá agendar uma consulta de retorno para análise da recuperação do pet.  Lembre-se de agendar novas consultas de acompanhamento conforme recomendado pelo Médico-Veterinário para garantir que a cicatrização esteja ocorrendo conforme o esperado após a castração de cães e gatos.

A alimentação muda após a castração?  

Após a castração, a alimentação dos pets deve ser ajustada para atender às mudanças metabólicas.

No entanto, é indispensável que você confira com o Médico-Veterinário do seu pet, visto que cada animal possui sua especificidade. Todas as mudanças na alimentação dos pets, incluindo o oferecimento de petiscos, devem ser idealmente calculadas e ajustadas por um Médico-Veterinário Nutrólogo, a fim de promover a melhor adequação às necessidades de cada pet, mantendo o peso e escore ideais.

Decisão da Castração

Castrar cães e gatos é uma decisão responsável que contribui para o cuidado com os animais e para a promoção da saúde pública. Ao compreender a importância desse procedimento, adotar os devidos cuidados pós-operatórios e ajustar a alimentação conforme as necessidades específicas, os tutores proporcionam uma vida mais saudável e equilibrada para seus queridos pets.

Conte com a Vetnil®️ para os cuidados com os nossos melhores amigos.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência