Como Cuidar Dos Pets No Inverno?

2 min

Épocas de frio exigem algumas mudanças de hábitos para preservar a imunidade e manter o conforto, não é? Com os animais acontece o mesmo! Mas você sabe como cuidar dos pets no inverno?

É preciso ter ainda mais atenção com os filhotes, que têm o sistema imunológico ainda imaturo, e com os idosos, que já podem ter suas defesas debilitadas. 

Veja, neste artigo, algumas dicas do médico-veterinário Drº Renato Costa para cuidar do seu animal durante as baixas temperaturas.

Como cuidar dos pets no inverno?

Antes de falar de como cuidar dos pets no inverno, o Drº Renato ressalta a importância das práticas de reforço à imunidade do cão ou do gato. Por exemplo, para evitar algumas doenças, é fundamental que seja feita a vermifugação e a vacinação.

Em alguns casos mais específicos Drº Renato afirma que o veterinário do seu pet também pode recomendar a administração de prebióticos e probióticos — para melhorar a absorção de nutrientes — ou a suplementação de vitaminas, minerais e outros nutrientes.  

Fazendo isso, seu amigo estará bem protegido. Mas, o médico-veterinário ainda recomenda a adoção de alguns hábitos na sua rotina de cuidados no inverno:

1. Higiene

Uma das principais dúvidas dos tutores com o cuidado dos pets durante o inverno é em relação aos banhos. Como manter seu amigo de quatro patas limpinho sem causar desconforto a baixa temperatura?

Em primeiro lugar, a frequência de banhos durante as épocas mais frias do ano deve diminuir. Por isso, também é importante que você evite que seu animal se suje tanto.

Quando for dar banho no seu pet, procure fazer isso nas horas mais quentes do dia e utilizando água morna, se possível. Além disso, depois da ducha, deve-se ter um cuidado redobrado com a secagem para evitar que os pelos fiquem úmidos, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Além dos banhos, todos os outros cuidados higiênicos devem ser mantidos normalmente, como a limpeza dos ouvidos e dentes e a escovação dos pelos, que devem fazer parte dos cuidados básicos com a higiene do seu pet.

Outro ponto que também merece uma atenção tão especial quanto o banho durante o frio é a tosa. O pelinho do animal mais cheio é uma forma natural de protegê-lo das baixas temperaturas, por isso, pode ser indicado diminuir a frequência da tosa também.

2. Casinha

Especialmente se o seu pet fica do lado de fora de casa, é importante ter alguns cuidados com a casinha. O primeiro deles é se atentar à localização para ver se a habitação está protegida dos ventos mais constantes na região evitando assim que, em caso de chuva, o animal seja atingido.

Outro ponto de atenção é evitar que a umidade do chão passe para dentro da casinha. Por isso, pode ser interessante mantê-la elevada, colocando sobre um degrau ou uma tábua de madeira.

Além desses cuidados, você também pode colocar alguns cobertores e até roupinhas para aumentar o conforto térmico do seu pet. 

3. Alimentação

Durante os dias frios, é normal a gente sentir vontade de comer um pouco mais e alimentos mais calóricos também, não é? Isso acontece porque, para manter a temperatura corporal regulada, precisamos de um pouco mais de energia e isso também acontece com os pets. 

Por este motivo, no inverno, há sim uma necessidade de aumento de ingestão de caloria. Mas, atenção, para o clima do Brasil, o recomendado é de, no máximo, 20% de incremento sob recomendação do veterinário. Afinal, também é preciso se atentar à obesidade. 

4. Exercícios físicos e passeios

Todo mundo fica mais preguiçoso nos dias frios, né? Isso pode acabar fazendo os tutores postergarem os passeios e atividades com os pets, mas isso não pode acontecer!

Os exercícios físicos são importantes para manter a saúde física e mental dos animais, inclusive colaborando para manter o peso ideal mesmo com o aumento de consumo calórico.

Além disso, alguns cães e gatos idosos têm osteoartrite, uma dor articular que aumenta durante o período frio, sendo a manutenção de alguma atividade física uma recomendação importante para aliviar a dor — naqueles animais que estejam em quadros iniciais ou controlados (quando a dor não o impede de caminhar. Se esse for o caso, é fundamental consultar o veterinário para providenciar o tratamento e controle da dor, antes de proceder com passeios.

Seguir essas dicas do Drº Renato de como cuidar dos pets no inverno é fundamental para evitar doenças infecciosas muito comuns nos animais durante essa época do ano, como a rinotraqueíte felina e a tosse dos canis, principalmente em locais com diversos gatos e/ou cães.

Neste outro artigo, entenda melhor o que é a tosse de canis e como preveni-la para manter o seu cachorro saudável!

Comentários

Ana Karine
Gostei muito importante.
02/07/2022 ás 19:07
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
03/11/2022 ás 12:00
michelle tagliassachi de queiroz
adorei as dicas vou cuidar dos meus câes melhor obrigada dr !!
03/07/2022 ás 21:41
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
03/11/2022 ás 12:01
Otávio
Quero muito a agradecer por sua dica, achei muito top!!!!!! Parabéns pelo trabalho
03/11/2022 ás 09:59
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
03/11/2022 ás 12:01
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência