Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!
Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!

Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!

4 minutos

O segredo é ter calma, ser firme e aproveitar as opções do mercado para medicar o seu pet

Cuidar de um pet doente como um todo não é fácil, mas com certeza uma das tarefas mais difíceis dessa situação é a hora da medicação.

Muitos tutores têm dúvidas sobre como dar comprimido para o pet. Pensando nisso, a Vetnil® decidiu compartilhar o passo a passo dessa tarefa e algumas dicas que podem facilitar na hora de medicar o seu cão ou gato.


Como dar comprimido para pet?

A verdade é que não existe segredo na hora de dar comprimido para o seu pet. A melhor maneira de fazê-lo é colocar o medicamento na boca do animal e garantir que ele vai engolir o medicamento.

Porém, sabemos que alguns pets podem se estressar na hora da medicação e acabar machucando seus tutores, o que exige rapidez, calma e assertividade daquele que for manusear o animal, especialmente se seu porte for maior.

Para garantir a segurança do tutor e a correta medicação do seu pet, existem algumas técnicas para facilitar a tarefa. Acompanhe o passo a passo de como dar comprimido para pet:

1 - Para fazer o seu pet abrir a boca, você vai precisar pressionar a bochecha dele com uma mão, na área logo atrás dos caninos;

2 - Com o polegar da mesma mão, pressione a mandíbula do seu animal, puxando-a para baixo para que ele abra mais a boca;

3 - Agora é a hora de colocar o comprimido na boca do seu cão ou gato. Tente colocar o medicamento bem no fundo e não na frente ou cantos da boca, porque seu pet pode cuspir o comprimido. Se precisar, peça ajuda de alguém nesse momento;

4 - Assim que o comprimido for posicionado na boca do seu pet, você vai precisar fazer com que ele o engula. Feche a boca dele e massageie o pescoço, de cima para baixo, por alguns segundos;

5 - Se for necessário, ofereça água ou algum petisco para facilitar a ingestão.

Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!


Algumas dicas para dar comprimido ao seu pet

Apesar do passo a passo para dar comprimido para pet ser simples, sabemos que muitas vezes o animal ainda recusa o medicamento. Assim, há algumas dicas que podem ser úteis nesse momento. Além disso, dúvidas sobre alternativas na hora da medicação também surgem.

Confira as dicas e as respostas para algumas dúvidas!


Tenha calma, mas aja rapidamente

O segredo para ter sucesso na hora de colocar o comprimido na boca do seu pet é  ter calma e agir com rapidez para que ele não fuja ou se movimente demais.

Mas de nada adianta ser incisivo demais nesse momento. Por isso, aja com naturalidade e se aproxime com calma do seu pet. Brinque um pouco com ele e ofereça petiscos, assim, ele não vai desconfiar das suas intenções. É recomendável tentar associar ao máximo a hora da medicação ou suplementação a um momento positivo, seja pelo recebimento de um petisco ou carinho depois, ou pela própria administração do comprimido, quando em apresentação mastigável, por exemplo.

Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!


Conheça seu pet

Quando o tutor é próximo do seu pet e é responsável pelos cuidados necessários com o animal, é mais fácil interagir em situações delicadas.

A hora da medicação é um bom exemplo disso. Se o tutor tem o costume de escovar os dentes do seu pet, por exemplo, inserir um comprimido em sua boca será muito mais fácil do que quando não há esse costume.

Por esse motivo, é importante estabelecer uma proximidade com o seu pet na hora dos cuidados, assim, você pode conhecê-lo melhor e saber como agir.

É importante tentar criar o hábito de manusear o pet desde filhote, pois é uma fase de vida em que é mais fácil para ele encarar aquilo como algo habitual, não traumático.


Posso amassar ou abrir o comprimido?

O indicado é que o comprimido ou a cápsula sejam ingeridos inteiros. Ao amassar ou abri-lo, você pode modificar alguma característica do medicamento e ele pode não funcionar da maneira esperada.

Por conta disso, o ideal é verificar sempre as recomendações do fabricante e também consultar o médico-veterinário.


Misture o comprimido no alimento do seu pet

Na tentativa de camuflar o comprimido e fazer com que o pet o engula sem perceber, muitos tutores misturam o medicamento na própria comida do animal.

Uma boa dica para fazer isso é embrulhá-lo no meio de algum petisco que o pet goste ou até mesmo misturar à ração úmida ou pastosa.

Assim, se o comprimido tiver gosto ou cheiro, ele ficará disfarçado pelo aroma da comida que o seu pet já está acostumado.

Como dar comprimido para cão e gato: dicas para não estressar seu pet!


E se o meu pet cuspir o comprimido?

É comum que os pets cuspam os comprimidos da boca antes mesmo de engoli-los. Quando isso acontecer, o recomendado é que se descarte o comprimido e tente administrar um novo.

O motivo para essa substituição é que, ao entrar em contato com a saliva, os comprimidos se dissolvem rapidamente. Se o medicamento for expelido antes de ser absorvido pelo seu pet, ele pode não surtir o efeito esperado.

Portanto, não há outra solução: o tutor vai precisar repetir o passo a passo para dar o comprimido para o pet.


Procure o medicamento em outra versão

Por fim, muitos medicamentos e suplementos oferecem diferentes versões e formas de aplicação. Além de cápsulas e comprimidos, eles podem vir na forma líquida, com seringa para aplicação e até mesmo na forma de mastigáveis.

Medicamentos e suplementos mastigáveis para pets são interessantes porque foram desenvolvidos para serem facilmente mastigados e ingeridos de maneira segura, especialmente para aqueles animais que apresentam dificuldade de ingerir comprimidos.

A Vetnil acaba de lançar uma linha de mastigáveis para pets. Conheça os suplementos que oferecem essa alternativa e veja onde encontrá-los clicando aqui.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência