Cuidados com os pets nas festas de final de ano

Os cuidados com os pets nas festas de final de ano devem ser redobrados não. É importante se atentar para que momentos de alegria e celebração não se tornem riscos aos pets.

O barulho dos fogos de artifício, mudanças na rotina e a presença de alimentos específicos podem impactar a saúde e o bem-estar dos pets.

Neste blogpost, vamos explorar alguns cuidados com os pets nas festas de final de ano, para que você mantenha seu companheiro em segurança e bem-estar. Siga a leitura!

Quais são os cuidados com os pets nas festas de final de ano? 

As comemorações trazem consigo uma série de comidas incríveis, mas alguns alimentos podem representar riscos para os animais.

Ao adotar práticas de alimentação segura, você garante que seus pets aproveitem as festas de maneira saudável e segura.

Sendo assim, não ofereça:

       • Alimentos tóxicos: chocolate, uvas e uvas passas (atenção aos panetones), cebola, alho e abacate (em grande quantidade e por conta do risco de obstrução com o caroço) são alguns exemplos de alimentos que podem ser tóxicos para os pets. Mantenha essas delícias fora do alcance.
       • Ossos cozidos: embora seja tentador dar um osso ao seu pet, ossos cozidos podem se fragmentar e causar danos ao sistema digestivo.
       • Atenção aos restos de comida: certifique-se de que pratos e restos de comida estejam fora do alcance de seus animais, evitando possíveis intoxicações alimentares, engasgos e lesões.

Neste outro artigo da Vetnil®️ você pode conferir quais são os vegetais e frutas que os pets podem comer.

De forma geral, evite dar quaisquer alimentos para seu pet que não tenham sido prescritos pelo veterinário, pois além do risco de intoxicação, o consumo desses alimentos predispõe à obesidade, sem contar que incentivar os pets a receberem esses alimentos impróprios apenas dificultará mais o controle de peso.

Dicas de cuidados com os pets durante as viagens de fim de ano

Caso você faça uma viagem e não tenha condições de levar seu pet junto, lembre-se de que a guarda responsável de um animal envolve também momentos em que você não esteja por perto. Por isso, em situações assim, certifique-se de que alguém de sua confiança irá cuidar dele enquanto estiver ausente. Hospedá-lo em um hotel ou outro ambiente voltado para esse tipo de estadia para cães e gatos também é uma opção, pois lá haverá profissionais capacitados para supervisioná-lo e oferecer cuidados adequados.

Como proteger os pets dos fogos de artifício? 

Diante dos sons altos causados pelos fogos de artifício, muitos animais experimentam níveis significativos de estresse. Para ajudar a minimizar esse impacto, considere as seguintes estratégias:

       • Ambiente seguro 

Faça companhia ao seu pet e crie um espaço acolhedor em casa, equipado com os brinquedos e cobertores favoritos dele, proporcionando um refúgio seguro. Dessa forma, é possível minimizar o estresse causado pela movimentação.

       • Música ou sons ambientes 

Para abafar o som dos fogos, ligue o ar-condicionado ou mantenha qualquer outro som ativo dentro de casa para minimizar a percepção do barulho dos fogos, isso pode distrair e acalmar seu pet.

       • Identificação atualizada 

Certifique-se de que a identificação do seu pet, como coleira e microchip, esteja atualizada com suas informações de contato. É importante manter o pet identificado no caso de fugas (que infelizmente podem ocorrer mediante o barulho dos fogos).

Consulte um Médico-Veterinário 

Antes das festas, agende uma consulta com seu Médico-Veterinário para garantir que seu pet esteja em boas condições de saúde. Ele pode fornecer orientações específicas com base nas necessidades individuais do seu animal.

Ao seguir essas dicas em conjunto às recomendações do veterinário, você estará preparado para proporcionar um ambiente seguro e feliz para seus pets durante as festas de final de ano.

Lembre-se de que cada animal é único, então observe suas reações e faça ajustes conforme necessário. Com cuidado e planejamento, todos podem desfrutar das festividades juntos.

Comentários

Fabiano Rezende Soares
Pratico e facil de entender. Repassarei a alguns clientes
21/12/2023 ás 16:57
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
24/01/2024 ás 17:47
Rosangela Moraes coimbra
Tenho uma boxer(branca) com dermatite atipica. Tima Apoqueile Cytopoint. Varios shampoos especificos, raçao premier hipoalergenica. A coceira amenizou um pouco mas os pelo caíram. Existe outra alternativa para amenizar isso, já que nao tem cura?
10/01/2024 ás 16:12
Agradecemos por acompanhar e deixar seu depoimento. O Blog tem como objetivo compartilhar informações gerais para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets. Para um acompanhamento adequado, tratamento apropriado e informações sobre possíveis dúvidas, sugerimos que consulte o Médico-Veterinário.
24/01/2024 ás 17:47
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência