Doação de sangue em cães e gatos: entenda como os pets podem doar

3 min

A doação de sangue na Medicina Veterinária também é uma prática importante para salvar a vida dos animais em estado crítico. Assim como em humanos, a doação de sangue entre pets é necessária em diversas situações, incluindo: cirurgias de emergência, doenças crônicas, lesões graves, entre outros.

A doação de sangue Veterinária envolve a coleta de sangue de doadores voluntários saudáveis e a transfusão desse sangue ao paciente que necessita. É importante observar que existem critérios de elegibilidade para os animais doadores, incluindo boa saúde, peso adequado, e testes para garantir que o sangue seja seguro para transfusão.

Neste artigo, trouxemos os pontos mais importantes sobre doação de sangue Veterinária e como ela ocorre para cães e gatos, tais quais suas especificidades e características. Siga a leitura!

Doação de sangue Veterinária: entenda como acontece e quais os critérios para cães e gatos doadores 

A doação de sangue entre os pets funciona de maneira semelhante à doação de sangue entre humanos, com algumas diferenças específicas para os animais. É uma prática importante para ajudar cães e gatos que necessitam de transfusões sanguíneas devido a cirurgias, doenças, lesões graves ou condições médicas crônicas.

Abaixo listamos alguns pontos importantes para você entender como funciona o processo de doação de sangue nos animais.

Elegibilidade do doador

De modo geral, os cães e gatos que serão doadores precisam atender a certos critérios básicos de elegibilidade. Isso geralmente inclui higidez, vermifugação e vacinação em dia, ausência de pulgas e carrapatos, ausência de doenças pré-existentes e nunca ter passado pelo procedimento de transfusão anteriormente. É importante que o cão ou gato tenha temperamento amigável, uma vez que o procedimento é realizado com o animal acordado a todo momento.

Além desses requisitos, há algumas particularidades de cada espécie:

Os cães doadores necessariamente devem estar na faixa etária entre 1 e 8 anos, além de pesar no mínimo 25 kg.

Já os gatos devem ter entre 1 e 10 anos de idade e ter no mínimo 5 kg. Também é importante garantir que o gato não tenha doenças infecciosas que possam ser transmitidas pelo sangue, como a leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV).

Exames prévios

Antes de se tornar um doador, o animal passará por exames físicos e laboratoriais para verificar sua saúde geral, compatibilidade sanguínea com os pacientes que podem receber seu sangue e testes para doenças infecciosas.

Coleta de sangue

Quando um cão ou gato é selecionado como doador, ele é levado a uma clínica veterinária ou a um hospital veterinário para ser feita a coleta de sangue por um Médico-Veterinário qualificado. O procedimento é indolor e o pet é acompanhado durante todo o processo.

Recuperação

Após a doação, os animais são monitorados para garantir que se recuperem bem. Muitas clínicas oferecem petiscos como recompensa pelo bom comportamento.

A maioria tolera bem o procedimento e se recupera rapidamente. É importante garantir que o doador se sinta confortável e não sofra nenhum estresse desnecessário.

Além disso, o animal deve receber um bom aporte hídrico e nutricional após a doação, sendo que a suplementação de vitaminas do complexo B e minerais, como o ferro e cobalto, pode auxiliar e acelerar a recuperação do doador.

Armazenamento e uso do sangue

O sangue doado é processado e armazenado adequadamente no banco de sangue veterinário até que chegue o momento de ser utilizado em uma transfusão. Quando requerido, o sangue doado é compatibilizado com o tipo sanguíneo e a necessidade específica do paciente que irá recebê-lo.

Doação regular

Alguns cães e gatos se tornam doadores regulares e doam sangue várias vezes ao longo de suas vidas para ajudar outros animais. Isso requer um compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar do doador.

Lembre-se de respeitar o intervalo necessário entre uma doação e outra, que geralmente gira em torno de 3 meses.

A doação de sangue Veterinária é vital para salvar vidas de cães e gatos que enfrentam situações médicas sérias. Se você está interessado em tornar o seu pet um doador de sangue, é importante entrar em contato com uma clínica veterinária ou um centro de doação de sangue local para obter informações detalhadas sobre os requisitos e o processo de doação. Certifique-se de que seu amigo seja tratado com cuidado e respeito durante todo o processo.

É importante que os tutores de cães e gatos estejam cientes da importância da doação de sangue Veterinária e considerem registrar seus companheiros para serem doadores, se forem qualificados.

Além disso, os Médicos-Veterinários devem ter acesso a bancos de sangue de animais para garantir que tenham um suprimento adequado de sangue para atender às necessidades dos animais em tratamento.

Converse com o Médico-Veterinário para saber mais sobre doação de sangue veterinária e para tirar todas as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte também com a Vetnil®️ para ficar por dentro de outros assuntos relevantes nos cuidados com os nossos melhores amigos.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência