Enriquecimento Ambiental: Conheça os tipos e benefícios para o seu pet

4 min

Seu gato já arranhou seu sofá? Ou o seu cachorro já mastigou seus sapatos? Isso é um sinal que seu pet precisa de enriquecimento ambiental para gastar energia e expressar o comportamento natural da espécie!

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre o que é enriquecimento ambiental, a importância de consultar um veterinário especializado em comportamento animal e como aplicar as mudanças com seu pet  em sua residência para melhorar a qualidade de vida do seu melhor amigo!

Afinal de contas, no que consiste o enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é como se chama a adaptação de um ambiente para que ele atenda às necessidades e permita comportamentos naturais de uma determinada espécie. Esses estímulos podem ser de diferentes tipos e trabalham aspectos cognitivos, sensoriais e sociais, por exemplo.

Além disso, o enriquecimento colabora para a criação de uma rotina e entretenimento do seu pet, reduzindo os índices de estresse e ansiedade, podendo colaborar até mesmo para a adaptação do animal à rotina da casa, servindo como um atrativo para os momentos do dia em que ele passa sozinho.

O impacto de um ambiente bem adaptado para os pets

Animais que vivem dentro dos lares, caso não estejam com suas necessidades básicas de bem-estar sendo atendidas, podem ficar mais suscetíveis a doenças, já que o estresse constante e não controlado pode alterar a capacidade imunológica.

Uma vez que a condição fisiológica do animal está comprometida, o organismo pode desencadear ou até mesmo potencializar distúrbios pré-existentes e estimular comportamentos indesejados, como o aumento da agressividade ou a dificuldade de socialização em ambas as espécies.

Médico-Veterinário e o enriquecimento ambiental

O envolvimento de um especialista na adaptação de um ambiente é imprescindível para a qualidade de vida do animal. Com o auxílio de um profissional você poderá entender melhor as necessidades e comportamentos de uma espécie contando com conselhos das melhores formas de enriquecimento para cada um.

Por isso, é de extrema importância a consulta a  um profissional de confiança para que ele acompanhe o desenvolvimento e adaptação do seu pet, a fim de proporcionar a melhor qualidade de vida por atingir um alto grau de bem-estar.

Tipos de enriquecimento ambiental

Existem diversos tipos de enriquecimento ambiental que você pode elaborar em sua residência para promover diferentes interações da natureza do seu pet. Lembre-se que essas alterações devem preferencialmente ser feitas mediante orientação profissional, já que para alguns pets o excesso de estímulos pode piorar o grau de estresse e até criar uma aversão às mudanças aplicadas à residência. Assim, considerando uma introdução paulatina dessas mudanças, alguns exemplos são:

Enriquecimento Físico

É um dos mais comuns e importantes que temos. Ele impacta positivamente as necessidades fisiológicas do seu pet e melhora os aspectos físicos que ele precisa para ter uma boa condição.

Abrigos, caixas, tubos, casinhas e pontos de fuga são ótimos exemplos que podemos mencionar deste tipo de enriquecimento. Eles corroboram para a sensação de segurança fundamental da natureza do animal e ajudam na gestão de estresse, ansiedade e fortalecimento físico. O uso de arranhadores para gatos, por exemplo, estimula o comportamento natural da espécie, já que permitem que os felinos afiem e desgastem suas unhas, além de evitar estragos aos móveis da casa. 

Enriquecimento Social

A promoção da interação social é uma atividade de enriquecimento recomendada para animais que vivem em ambientes fechados e precisam muitas vezes conviver com mais de um tutor ou mais de um animal.

Uma convivência harmoniosa é fundamental para o bem-estar de um lar com a presença de um pet e a adaptação entre cães e gatos  é necessária para a convivência pacífica. Há diversas formas de promover o enriquecimento social, sendo que quanto mais precocemente o animal for exposto a outros pets, crianças e adultos, maior a probabilidade de se adaptar a um meio em que haja animais e pessoas de diferentes idades.

Enriquecimento Sensorial

Olfato, audição, paladar, visão e tato devem ser levados em consideração para o enriquecimento de um ambiente. A introdução de estímulos que proporcionem interações dos animais com todos os seus sentidos pode ser uma ótima maneira de trabalhar o ambiente e aumentar a qualidade de vida do seu pet.

Odores específicos para aumentar o conforto dos felinos, por exemplo ou uma alimentação com maior riqueza em desafios e degustação pode ser essencial para que o seu cachorro gaste  energia tornando a alimentação mais interativa e interessante, além de evitar que a ingestão ocorra com muita rapidez.

Isso pode tornar o ambiente mais intrigante para os seus pets e proporciona qualidade de vida.

Enriquecimento Cognitivo

Estimular as atividades cognitivas do seu pet é fundamental para que ele gaste energias e aumente sua capacidade de raciocínio, facilitando sua compreensão do ambiente, melhorando seu comportamento de uma forma geral.

Atividades que o desafiem a sentar, pular, brincar e puxar podem ser interessantes para colaborar com a interação entre você e o seu pet, além de promover atividades físicas que irão colaborar para a rotina de exercícios e manutenção das estruturas necessárias para executar esses movimentos.

Por fim, relembramos a importância de cuidar do ambiente em que seu pet vive para proporcionar um local adequado, tanto para o enriquecimento ambiental, como para seu próprio desenvolvimento.

Converse com o Médico-Veterinário para saber mais sobre a enriquecimento ambiental dos pets e para tirar todas as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte também com a Vetnil®️ para ser sua parceira na manutenção da saúde e bem-estar do seu companheiro. 

 

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência