MANEJO COM CAVALOS EM ÉPOCAS DE FESTAS DE FINAL DE ANO

As festas de final de ano são um momento emocionante, marcado por celebrações e reencontros. No entanto, enquanto para nós esse é um período de alegria, para os cavalos pode representar desconforto e estresse. Mudanças na rotina, maior circulação de pessoas nas propriedades e, principalmente, os fogos de artifício representam estímulos que podem afetar diretamente o comportamento e o bem-estar desses animais.

Cavalos possuem uma sensibilidade auditiva muito apurada e conseguem ouvir uma frequência sonora mais ampla que a dos humanos. Além disso, o formato das orelhas dos equinos permite amplificar o som — uma característica evolutiva importante para detectar predadores rapidamente. Por isso, muitos cavalos sofrem e se assustam com o barulho intenso dos fogos de artifício.

Manter a atenção redobrada nesse período é fundamental para preservar o bem-estar dos animais. Alguns cuidados podem ser tomados previamente para garantir a segurança dos cavalos: 

  • Verificar os locais e horários das queimas de fogos de artifício próximas à propriedade.

  • Definir se o cavalo ficará estabulado ou solto no piquete. O ideal é mantê-lo em um ambiente familiar, no qual se sinta seguro.

  • Caso permaneça em baia, garantir que não haja objetos que possam causar acidentes, como objetos pontiagudos, cordas ou itens soltos.

  • Se solto em piquete, revisar cercas e contenções, certificando-se de que não existam objetos estranhos que representem riscos ao animal.

  • No dia dos fogos de artifício, é interessante utilizar chumaços de algodão nas orelhas dos cavalos com o intuito de diminuir a sensibilidade auditiva.

  • Nas semanas anteriores, trabalhar a dessensibilização sonora dos cavalos expondo o cavalo gradualmente a ruídos, como carros, músicas e sons altos. 

  • Consultar um médico-veterinário com antecedência para suplementação com elementos específicos que auxiliam na diminuição do estresse e, se necessário, uso de medicamentos em animais com estresse acentuado.

A suplementação pode ser uma grande aliada nesse período. Elementos como triptofano, magnésio e vitamina B1 favorecem a ação da serotonina, relacionada à sensação de bem-estar.

Em casos de cavalos que apresentam um nível de estresse mais intenso, pode ser necessária a utilização de fármacos tranquilizantes e sedativos como a acepromazina e a xilazina, que podem ajudar na manutenção do bem-estar desses animais nesse período. No entanto, o uso deve ser feito exclusivamente com orientação e acompanhamento de um médico-veterinário, que avaliará a necessidade do animal e a dose adequada, assegurando que a sedação seja feita de modo seguro.

A adoção de medidas preventivas e de manejo adequado é essencial para minimizar os impactos fisiológicos e comportamentais do estresse em equinos durante as festividades. O planejamento prévio, a adequação do ambiente e o acompanhamento veterinário contribuem diretamente para a segurança e o bem-estar dos animais.

 

Referências Bibliográficas:

GEOR, Raymond; Harris, Patricia; Coenen, Manfred. Equine Applied and Clinical Nutrition: Health, Welfare and Performance. Saunders Elsevier, 2013.

KREBS, Wendy. How to Keep Your Horse Safe on the Fourth of July. The Horse, 1 jul. 2022.

RORVANG, Maria; Nielsen, Birte; McLean, Andrew. Sensory Abilities of Horses and Their Importance for Equitation Science. Front Vet Sci. Sep 9, 2020.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência