Quais cuidados ter ao adotar um pet?

5 min

Adotar um pet, certamente, é uma nobre decisão e também um gesto de amor.

A chegada de um novo animal de estimação na casa é, sem dúvidas, um momento de muita alegria para todos. No entanto, adotar um pet é uma decisão que requer responsabilidade, afinal, alguns cuidados precisam ser mantidos durante toda a vida do animal.

Neste artigo, vamos falar sobre os aspectos da adoção responsável e quais cuidados ter ao adotar um pet, desde o início do processo.

Cuidados antes da adoção de um pet 

Primeiramente, para realizar uma adoção responsável, isto é, uma decisão consciente e com comprometimento , é necessário ter em mente  que esse é um compromisso de longo prazo e que vai exigir sua dedicação ao máximo.

Você será responsável por outra vida, sobretudo.

Com base nisso, avalie:

       • Seu estilo de vida
       • O espaço disponível para o pet
       • Seu orçamento
       • O tempo e dedicação que ele demandará durante a vida

Por fim, se a sua avaliação para esses quatro pontos foi positiva, você já pode começar a se preparar para receber seu novo amigo.

Confira a seguir mais algumas dicas para os próximos passos.

Cuidados essenciais ao adotar cachorros e gatos 

Se você é tutor de primeira viagem, certamente deve estar absorvendo muitas informações acerca dos cuidados essenciais que seu pet vai precisar, seja ele um cachorro ou um gato. 

Os primeiros cuidados que você precisa ter com seu pet são relacionados à saúde e ao bem-estar. Além disso, é preciso considerar as fases da vida do animal.

É claro que existem necessidades específicas para cada espécie, e até para determinadas raças, mas também existem as que são essenciais  quando falamos sobre quais cuidados ter com os cães e gatos. São elas:

       • Castração
       • Vermifugação
       • Vacinação regular
       • Higiene completa
       • Alimentação adequada
       • Visitas periódicas ao Médico-Veterinário
       • Controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos)

Adotar um pet é uma experiência única, mas é necessário responsabilidade com todos os pontos acima, além dos cuidados particulares que cada animal  precisa receber.

Recebendo seu pet em casa 

Quando o seu pet chega em casa pela primeira vez, certamente pode ser um desafio para ele se adaptar a esse novo ambiente.

No começo, é normal que ele se assuste facilmente ou fique isolado e desconfiado. No entanto, não se preocupe! Com um pouco de paciência, ele vai se acostumar e se sentir mais confortável para explorar o espaço. Saiba abaixo como facilitar essa adaptação.

Prepare o ambiente 

Nos locais onde o pet terá acesso, evite plantas tóxicas, produtos de limpeza, passagem para sacadas, piscinas e degraus. O ambiente onde seu pet vai passar a maioria do tempo deve ser seguro, limpo e agradável.

Deixe seu pet explorar 

Ao chegar em casa, seu pet vai querer conhecer cada cantinho. Deixe-o livre para conhecer o ambiente. Justamente por isso, a preparação prévia é fundamental.

Cuidados com os locais para necessidades fisiológicas 

Por fim, o espaço onde seu pet vai urinar e defecar deve ser longe do ambiente onde ele dorme ou se alimenta. Haverá uma adaptação gradual e é seu papel ensiná-lo, além de respeitar o tempo de adaptabilidade do seu pet.

Seguindo essas dicas, seu pet terá uma adaptação mais fácil e em pouco tempo se sentirá em casa.

Lembre-se de que para cada fase de vida do animal, há cuidados específicos. Por isso, consulte sempre o Médico-Veterinário para ter mais informações e sanar suas dúvidas.

Conte também com a Vetnil®️ para ser sua parceira na manutenção da saúde e longevidade do seu companheiro.

Conheça mais sobre nossa linha de produtos.

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência