Saúde bucal dos pets: como manter a higiene oral em cães e gatos

3 min

A saúde bucal dos pets deve estar na lista de cuidados de todos os tutores. Encontramos com frequência cães e gatos que aparentam estar bem cuidados, com banhos regulares, alimentação adequada e, no entanto, apresentam hálito com odor fétido (condição clinicamente conhecida como halitose). Embora seja comum, a halitose nos pets não é normal e pode indicar problemas.

Uma das principais causas de halitose em cães e gatos é a formação de tártaro nos dentes. Esse acúmulo ocorre quando os dentes não são escovados regularmente e, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, afeta aproximadamente 85% dos cães e gatos a partir dos três anos de idade, sendo mais comum nos animais idosos e cães de pequeno porte.

Neste artigo, exploraremos os cuidados essenciais com a saúde bucal dos pets e sua relevância para a promoção de uma vida mais saudável. Siga a leitura!

Quais cuidados devem ser tomados com a saúde bucal dos pets?

A medida preventiva mais eficaz para manutenção da saúde bucal dos pets é a escovação regular dos dentes. O ideal é acostumar o pet a ter os dentes escovados desde filhote, facilitando a manutenção do hábito durante a vida adulta.

É fundamental consultar um Médico-Veterinário Odontologista regularmente para acompanhamento especializado da saúde bucal.

Além de aliviar o desconforto e o mau hálito, o acompanhamento preventivo e o tratamento periodontal contribuem para a longevidade do animal.

Confira nossas recomendações para cuidados com a saúde bucal dos pets:

       • Habitue seu pet a ser manipulado na região da boca desde filhote. Assim, os momentos de escovação se tornarão mais tranquilos;
       • Mantenha uma rotina de escovação dentária e torne-a parte da rotina de cuidados com seu pet. Podem ser utilizadas escovas de dedo, gases e até escovas específicas para pets – opte pelo que menos estresse o animal. O ideal é que a escovação seja feita diariamente;
       • Quando for escovar os dentes do seu animal, utilize creme dental específico para pets;
       • Ofereça brinquedos mordedores, eles podem a ajudar a diminuir a formação e calcificação da placa bacteriana;
       • Realize avaliações periódicas com o Médico-Veterinário especializado. Ele poderá também indicar produtos à base de clorexidina, em gel ou spray, que podem ser utilizados uma a três vezes por semana para evitar a formação da placa bacteriana, mantendo a saúde bucal.

Qual a importância de manter a higiene para a saúde bucal em cães e gatos? 

A falta de escovação e tratamento dentário adequados podem levar a condições como gengivite, que é a inflamação das gengivas e pode evoluir para periodontite, manifestada por sangramento, vermelhidão, desconforto e dor nas gengivas, além de dificuldades na mastigação, cálculo dental e halitose.

A periodontite (também chamada de doença periodontal) é uma condição séria que pode resultar na perda irreversível de dentes, pois a infecção pode se espalhar pelos tecidos e ossos.

O acúmulo de placa bacteriana nos dentes pode evoluir e culminar na formação de tártaro (cálculo dentário), que acumula nos dentes e pode afetar outros órgãos como coração, fígado, rins, trato intestinal e articulações, se não for devidamente tratado.

Comportamentos que podem indicar que há algo de errado com a saúde bucal dos pets 

Observar o comportamento do seu pet é essencial para entender sobre sua saúde e qualidade de vida. Alterações comportamentais podem ser indicativos importantes de possíveis problemas.

Aqui estão alguns sinais a serem observados:

Perda de interesse por brinquedos e petiscos 

Uma mudança no interesse do seu animal de estimação por atividades que envolvam morder ou mastigar brinquedos pode sinalizar desconforto ou mal-estar.

Dificuldade para comer a ração dura 

Se o seu pet parece ter problemas para ingerir a ração ou alimentos mais consistentes, pode indicar desconforto oral, como dor nos dentes ou nas gengivas.

Ficar mais quieto ou menos ativo 

Uma diminuição na energia ou atividade geral pode ser um indicativo de desconforto físico ou problemas de saúde.

Coceira na região da face 

Por conta do incômodo gerado pela periodontite, o animal pode apresentar coceira na região do rosto, o que pode predispor a problemas de pele e oculares.

Essas alterações comportamentais, quando observadas, podem ser sinais de problemas de saúde bucal ou outras condições médicas.

Portanto, ao perceber qualquer uma dessas mudanças, é imprescindível procurar a orientação de um veterinário para avaliação e tratamento adequados.

Conheça Periovet®: solução para higiene bucal de cães e gatos 

O Periovet® é uma solução a base de Clorexidina para a higienização oral de cães e gatos.

Integra programa completo de higiene oral, que inclui escovação periódica e avaliação odontológica pelo Médico-Veterinário. Com sabor menta, Periovet® está disponível nas apresentações líquida e gel, que possibilita a praticidade para a utilização durante o processo de manutenção da saúde bucal de cães e gatos, seja na clínica ou em domicílio.

Comentários

Rita
Queria uma amostra gratuita da pasta dental. Seria possível?
05/01/2024 ás 19:45
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência