Tosse Dos Canis — O Que É, Como Prevenir E Como Tratar?

5 min

Você sabia que, durante o inverno, assim como os seres humanos, o seu pet também fica mais exposto a doenças respiratórias, como gripes e resfriados? Por exemplo, em épocas mais geladas, é muito comum encontrar cachorros diagnosticados com a tosse dos canis — nome mais popular para a Doença Respiratória Infecciosa Canina (DRIC).

Segundo o médico-veterinário Renato Costa, o aumento no número de casos desse tipo se justifica porque:

       • há maior aglomeração de indivíduos;
       • menor fluxo de ar — por ficarem em locais fechados);
       •
a queda de temperatura promove um desafio maior para a função do sistema imune e deixar o ar mais seco, o que resseca a mucosa nasal dos animais, facilitando a entrada de agentes infecciosos.

Conversamos com o Dr. Renato sobre essa doença e reunimos, neste artigo, algumas informações para ajudar o seu amigo de quatro patas a não ter essa doença infecciosa. Continue lendo!

O que causa a gripe canina? 

A tosse dos canis é uma doença infecciosa causada por diferentes microorganismos, geralmente em associação. Os principais agentes contaminadores são a bactéria Bordetella Bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina, que se alojam no sistema respiratório dos animais.

Além disso, assim como a influenza humana, a gripe canina também é transmissível. Sendo assim, as principais formas de contágio são pelo ar ou pelo contato com secreções nasais e orais de animais já contaminados. Por este motivo, a aglomeração de pets em locais fechados — como canis, creches e hotéis — facilita a proliferação desses micróbios. 

Por isso, em casos de infecção pela doença, o recomendado é que o seu pet fique isolado até uma semana depois do desaparecimento de todos os sintomas. 

Tosse dos canis passa para humanos?

Esse cuidado deve ser tomado não só com outros animais, mas também nas interações entre o pet e os tutores. 

A tosse dos canis é uma zoonose — termo que se refere às doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais —, então pode, sim, contaminar as pessoas que convivem com o pet — embora ocorra raramente e afete mais intensamente grupos com baixa imunidade.

Principais sintomas da tosse dos canis

Normalmente, os primeiros sinais da doença começam a aparecer de 3 a 10 dias após a infecção inicial. Os primeiros sintomas são muito semelhantes aos da gripe humana:

       • febre;
       • tosse seca;
       •
secreções nasais;
       •
indisposição.

Em animais adultos, a infecção normalmente se restringe a esses sintomas mais leves, havendo melhora espontânea após uma a duas semanas. 

Contudo, em animais que são considerados "grupos de riscos” — aqueles que têm a imunidade comprometida, como filhotes, idosos e com doenças pré-existentes —, ela pode evoluir para uma condição mais grave, como uma pneumonia. 

Por isso, ao observar qualquer um desses sinais, é importante procurar um Médico-Veterinário para fazer a avaliação correta e o quanto antes, para evitar que a doença evolua.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Normalmente, o diagnóstico é feito com base em uma avaliação completa feita pelo Médico-Veterinário, considerando os sintomas apresentados e o histórico do animal. 

Para maior precisão, pode ser solicitado um exame PCR — semelhante àquele realizado para diagnosticar o Covid-19. Entretanto, o Drº Renato pontua que essa opção é indicada mais raramente, devido à necessidade de anestesia do paciente para obtenção da amostra a ser analisada.

Qual é o tratamento para a tosse dos canis?

Após o diagnóstico, o Médico-Veterinário vai indicar o tratamento adequado de acordo com o quadro do paciente. 

Nos cenários mais leves, os sintomas são tratadas com xaropes antitussígenos e broncodilatadores até que a infecção se cure. 

Já para aqueles quadros mais graves, há também a administração de antibióticos para combater a doença e evitar infecções secundárias. Nesses casos, quando há secreção mucoide ou mucopurulenta, o uso de mucolíticos também é indicado. 

Lembre-se que animais que pertencem aos grupos de risco podem necessitar de acompanhamento mais frequente e outras modalidades de terapia.

Para manter o seu pet longe da tosse dos canis, o Dr. Renato recomenda a vacinação do animal contra os agentes infecciosos e também a adoção de medidas para melhorar a imunidade do cão, como o uso de suplementos que contenham antioxidantes e outros componentes que estimulem e regulem a função imune. 

Veja, neste outro artigo, como melhorar a imunidade do seu cachorro e garantir que a sua saúde permaneça sempre em dia.

Comentários

Paulo oliveira
Minha cachorrinha esta com de tosse nanis gostei do que li vou leva la ao medico obrigado
06/03/2023 ás 06:47
Agradecemos sua mensagem! Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets.
07/03/2023 ás 17:14
Edson Cutieri
A minha cachorra tomou a vacina da gripe, aplicada pelo nariz, e pegou a tosse de novo
22/09/2023 ás 17:12
Agradecemos por acompanhar e deixar seu depoimento. O Blog tem como objetivo compartilhar informações gerais para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets. Para um acompanhamento adequado e informações sobre possíveis dúvidas, sugerimos que consulte o Médico-Veterinário.
24/01/2024 ás 18:13
Márcia Maria Duncan Hesketh
Tenho dois cachorros de porte médio, a dois dias atrás um deles apresentou os sintomas da tosse de canis,levei ao veterinário e foi medicado com presidente por 5 dias,está melhorando, em compensação passou para o outro,que começou hoje com os mesmos
26/10/2023 ás 22:13
Agradecemos por acompanhar o nosso Blog. Compartilhamos algumas informações gerais em nosso texto, mas para um acompanhamento adequado dos seus pets, sugerimos que consulte o seu Médico-Veterinário.
24/01/2024 ás 18:14
Isabel Gladia Melo da Silva
Texto bastante importante!!!
27/11/2023 ás 14:05
Agradecemos por deixar seu depoimento e compartilhar conosco sua experiência. Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets!
24/01/2024 ás 18:14
Isabel Gladia Melo da Silva
Gostei bastante do informativo.
27/11/2023 ás 14:06
Agradecemos por deixar seu depoimento e compartilhar conosco sua experiência. Continue acompanhando nosso Blog, compartilhamos com frequência informações para os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets!
24/01/2024 ás 18:14
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência