Cuidados básicos para a saúde e bem-estar dos pets

Assim como nós, os pets também precisam de cuidados e acompanhamento médico especializado para garantir a saúde e o bem-estar ao longo dos anos. Visitas periódicas ao veterinário, vacinação anual, vermifugação e alimentação balanceada são essenciais para uma vida saudável. Confira abaixo algumas informações:

  • Frequência ideal de consultas ao médico-veterinário

Os exames de rotina são grandes aliados para a detecção precoce e prevenção de algumas doenças, levando a melhores chances de tratamento e manutenção da qualidade de vida do pet. De acordo com a idade, espécie e raça do seu pet, a quantidade de consultas por ano pode variar. Filhotes devem ser acompanhados mais intensamente, para realização das vacinações e acompanhamento do seu desenvolvimento. Animais adultos precisam ir a consultas pelo menos uma vez por ano, para avaliar sua saúde e acompanhar os cuidados com a vermifugação, vacinação e dieta. Já animais idosos, por terem maior chance de desenvolver algumas doenças, precisam ser avaliados pelo veterinário ao menos duas vezes no ano, para realização de exames preventivos e adequação de dieta e medicações.

É importante lembrar que caso seu pet possua alguma doença crônica ou que demande uso de medicações contínuas, como diabetes, osteoartrose, doença renal ou dermatite atópica, por exemplo, o acompanhamento precisa ser mais frequente, o que deve ser conversado e estabelecido em conjunto com o veterinário.

  • Importância da vermifugação para os pets

A vermifugação é importante tanto para a saúde dos pets, como para a dos tutores. Por ficarem próximos ao chão, os animais podem ingerir ovos ou larvas dos vermes, o que pode levar a alterações clínicas, como: perda de peso, aumento do volume abdominal, perda de apetite, diarreia, entre outras alterações causadas pelas verminoses. Assim, é fundamental utilizar medicamentos para eliminar os vermes, que é o que chamamos de vermifugação. Esse processo pode ser realizado de duas a três vezes ao ano, de acordo com a chance de infecção que cada pet pode ter, o que será avaliado pelo Médico-Veterinário.

  • Importância da vacinação para os pets

Vacinar cães e gatos é um ato de cuidado com eles, com a família e toda a sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças. O médico-veterinário é o profissional indicado para fazer uma avaliação individual e orientar os tutores sobre a melhor forma de imunização.

  • Cuidados com a nutrição dos pets

Nada como uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes para garantir qualidade de vida e longevidade aos animais de companhia. Após avaliação de um médico-veterinário, pode ser prescrita a tradicional ração ou até mesmo a alimentação natural. O ideal é que os alimentos respeitem as necessidades e particularidades de cada indivíduo. Em alguns casos, a suplementação também é indicada.

Além destas informações, a Vetnil® disponibiliza em suas redes sociais um conteúdo de vídeos completos, com informações exclusivas, com o propósito de esclarecer as principais dúvidas e orientar sobre os cuidados que os pets devem receber. Confira os vídeos na Playlist sobre o tema:


https://www.youtube.com/watch?v=tz_pNGpPJT8

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência