Cuidados dermatológicos com o seu pet

Os sintomas de problemas de pele são queixas comuns dos tutores nos consultórios veterinários. Entretanto, para descobrir o motivo de coceiras, queda de pelos e demais incômodos, é preciso avaliar questões como os hábitos do animal, seu ambiente, comportamento, realizar avaliações clínicas e exames específicos, que somente um dermatologista veterinário tem a especialização e o conhecimento necessários para concluir tal diagnóstico. Confira abaixo algumas informações:

  • A importância da Dermatologia Veterinária

A especialidade veterinária na área da dermatologia reúne um grupo de profissionais com vasto conhecimento nos principais problemas de pele em cães e gatos (como a dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e a dermatite atópica), suas causas e tratamentos mais indicados para manter o bem-estar e a qualidade de vida dos animais. São os especialistas mais indicados para cuidar dessas alterações e devem ser procurados ao se observar quaisquer alterações na pele.

  • Coceiras em cães

Embora seja um problema comum nos cães, a coceira precisa ter sua causa identificada – seja alérgica, por pulgas e carrapatos, poeira, ácaros, entre outros – para um tratamento adequado e eficaz, a fim de resolver este incômodo que impacta diretamente no comportamento e qualidade de vida do pet.  Para isso, o mais indicado é contar com o apoio de um profissional especializado, que fará um exame físico do pet e exames específicos para fechar o diagnóstico.

  • Problemas de pele em gatos

Gatos apresentam dermatites (inflamações da pele) de forma diferente dos cães, tanto em relação às lesões de pele, quanto em relação à frequência de casos.

Outro ponto importante  é em relação às perdas de pelos, que podem ser consideradas normais desde que os animais não apresentem falhas na pelagem. Os tutores devem ficar atentos aos casos de coceira frequente, que podem rapidamente levar a feridas – em função das garras afiadas ou pela lambedura excessiva. Buscar ajuda de um dermatologista veterinário pode ser crucial para identificar as causas, fechar o diagnóstico e estabelecer o tratamento correto para os animais.

  • Doenças que podem levar a alterações na pele e pelagem

Mais do que alergias e dermatites, a pele e os pelos dos animais podem apresentar alterações que são indicadoras de que algo não vai bem no organismo. Doenças endócrinas e hepáticas, por exemplo, podem desencadear alterações na pele dos pets. No caso das enfermidades hormonais, como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo, falhas nos pelos, alopecia e presença de coceira (prurido), são sintomas comuns. Em todos os casos, é fundamental buscar ajuda de um Médico-Veterinário, que avaliará o caso e poderá indicar para um especialista, caso seja necessário.

Além destas informações, a Vetnil disponibiliza em suas redes sociais um conteúdo de vídeos completo, com informações exclusivas, com o propósito de esclarecer as principais dúvidas e orientar sobre os cuidados que os pets devem receber aos primeiros sinais de alterações na pele. Entre os temas abordados, estão: “A importância da Dermatologia Veterinária”, “As principais causas de coceiras em cães”, “As particularidades dos problemas de pele em gatos” e “Doenças sistêmicas com reflexos cutâneos”. Confira os vídeos na Playlist sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=Odc3nXFliZE&list=PLFNnu5OsxVOhkuRSlcw-nsVsXVZp3aVs6

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência