Cuidados pós prova

Ter um cronograma de provas, manter bom condicionamento físico do animal, aliado a boa alimentação e hidratação é fundamental ao cavalo atleta

O ano de 2021, ainda foi atípico com relação aos eventos equestres, com mudanças de datas no calendário e alguns adiamentos, devido a Covid-19.  E para o cavalo Quarto de Milha, não foi diferente. Houve algumas alterações de data, e um espaço mais curto de tempo entre uma prova e outra, mas nada obstruiu o sucesso dos eventos.

O 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil do Quarto de Milha, finalizado no dia 17 de outubro, em Araçatuba (SP), mostrou a sua força, pois foram 8.304 inscrições, 1.438 competidores com 2.522 animais em pista nas 18 modalidades disputadas. E uma premiação histórica de R$2 milhões.

O Congresso Brasileiro também teve números expressivos, com 8.761 inscritos, 1.246 competidores e 2.187 animais. Já o Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha contou com números recordes de 11.309 inscrições, 1.438 competidores e 2.837 animais, provando a grandiosidade e força da raça.

Esses são apenas números do evento oficiais, porém o calendário de prova ficou bem apertado quando levamos em conta as provas oficializadas de todas as modalidades que antecederam ou foram realizadas entre as datas dos oficiais.

Para tanto, o animal tem que estar preparado para acompanhar e ter um bom desempenho em pista. Para isso, é necessário um bom condicionamento físico, aliado com hidratação, alimentação balanceada e suplementação de forma adequada, além de um bom manejo alinhado a todos esses cuidados.

“Durante as competições, há uma grande exigência física dos animais, pois além da aptidão física, cada vez mais requerida em excelência durante as provas, os cavalos são submetidos ao transporte, algumas vezes por longas distâncias, além de todo o estresse da mudança de ambiente e de rotina no manejo”, esclarece Caio Barros, Médico Veterinário e Coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Equinos da Vetnil.

“Para auxiliar na recuperação desses animais, pode-se utilizar produtos anti-inflamatórios e relaxantes musculares que ajudarão na recuperação de músculos, tendões e ligamentos, bem como oferecer um suporte nutricional adequado, com eletrólitos, antioxidantes (selênio e vitamina E), além de aminoácidos de cadeia ramificada que auxiliam na recuperação e reestruturação das fibras musculares que foram inevitavelmente lesionadas durante o exercício. O acompanhamento de um fisioterapeuta veterinário também pode auxiliar na recuperação do animal de forma mais rápida e eficaz”, ele complementa.

Durante e após a participação de provas, principalmente desses grandes eventos, é fundamental estar atento aos cuidados com seu animal.

E vale lembrar que nestes principais eventos da ABQM, há um plantão veterinário 24h gratuito para atendimento do que for necessário, além das clínicas veterinárias especializadas. Os médicos veterinários responsáveis pelo plantão são Dr. Reinaldo de Campos e Dr. Sérgio Portilho, que contam com o apoio de 15 estagiários.

De acordo com Dr. Reinaldo, os principais atendimentos realizados são: cólica, claudicações e desidratações. “Realizamos nesse último evento 67 atendimentos, um número considerado normal, todos com sucesso e dentro do parque, apenas um animal acometido com síndrome cólica necessitou ser encaminhado ao hospital, mas com dois dias de tratamento conservativo foi liberado. E, dentre esses, um animal suturado que se machucou no transporte”.

A equipe do plantão veterinário e a ABQM sempre orientam alguns cuidados para retorno dos animais, como não administrar ração antes do transporte e fazer fluidoterapia antes e após viagem.

“Também sempre orientamos que, durante as competições, aos animais que forem submetidos a altas cargas de esforço, seja feita fluidoterapia de rotina.”, pontua Dr. Reinaldo.

Ações Vetnil na ABQM

Indo ao encontro desses cuidados com os animais, ainda mais em Araçatuba, onde as temperaturas são elevadas, a Vetnil esteve presente com o Pit Stop Equinos. A ação dá suporte aos animais presentes no evento, com aplicação do Geloflex® e administração do Hemolitan® Booster JCR.

A empresa também patrocinou o espaço do plantão veterinário de atendimento gratuito, cuja estrutura proporcionou mais agilidade aos profissionais no atendimento.

“Trabalhávamos com um tronco, esse evento foram dois, um usamos exclusivamente para os atendimentos de cólica e outro para fluidoterapia e gelo. Também tivemos um espaço social, onde os proprietários podiam esperar os animais serem atendidos. Agradeço à Vetnil e ABQM, que tornaram o que já estava bom, ótimo.”, comentou Dr. Reinaldo.

Parceiros Vetnil

Os cuidados adequados e com acompanhamento são fatores que, com certeza, levam ao bom desempenho em pista, como no caso dos parceiros Vetnil que se destacaram. Entre eles, está a família Gonzales, que a maioria das colocações nas categorias de Cinco Tambores e na Maneabilidade durante a Copa dos Campeões.

Também é parceiro Vetnil o campeão da categoria mais disputada Potro do Futuro Aberta, Décio Talon, além dessa grande conquista, também esteve no pódio no Derby e na Copa dos Campeões.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência