05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Vetnil ressalta a importância de projetos que visam a preservação da fauna e da flora, como os desenvolvidos pela parceira Associação Mata Ciliar. Em seus mais de 30 anos de existência a ONG trabalha pela recuperação de biomas degradados, pela defesa de espécies ameaçadas e pela difusão da educação ambiental e do amor pela natureza.

Referência na recuperação de áreas degradadas e proteção de recursos hídricos, a Mata Ciliar possui viveiros nas cidades de Pedreira (SP) e Jundiaí (SP) onde são cultivadas em torno de 200 espécies de árvores da Mata Atlântica e do Cerrado. O projeto visa a produção de sementes de boa qualidade a fim destiná-las a programas de proteção e recuperação de nascentes e cursos d’agua. Com essa iniciativa a ONG já foi capaz de plantar mais de 10 milhões de árvores.

Para este processo são selecionadas as mudas com melhores condições fitossanitárias e ecológicas para o plantio nos viveiros. As amostras são monitoradas durante o crescimento para que os biólogos possam determinar o período ideal para coleta de sementes. Assim é possível ter resultados mais numerosos e com certeza de máximo aproveitamento. Parte do material produzido é encaminhado para projetos de recuperação de áreas degradadas, desenvolvidos pela própria entidade. A outra parte é comercializada para outras iniciativas de manutenção da fauna.

Em outra frente, a Mata Ciliar desenvolve programas de educação ambiental, voltados principalmente para alunos de escolas públicas e privadas. Neles são oferecidas atividades instrutivas como visitas monitoradas, jogos e teatros que visam sensibilizar crianças e adolescentes de forma interativa sobre a importância da conscientização com o meio ambiente.

A ONG conta com a parceria de prefeituras e Secretarias Municipais de Educação para levar adiante as ações de ensino ambiental. Samuel Nunes, coordenador de comunicação, estima que o projeto já tenha atingido mais de 800 mil pessoas nas 30 cidades em que a Associação Mata Ciliar está presente. Para ele, o projeto é uma forma de despertar a consciência ambiental através do conhecimento. “Somente conhecendo mais sobre a natureza é que teremos o entendimento para valorizá-la e condições de preservá-la”, complementa ele.

Além do Viveiro de Mudas e do projeto de Educação Ambiental, a Mata Ciliar é responsável por medidas de conversação da fauna, com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e o Centro de Felinos, e de conservação de recursos hídricos, com planos de saneamento rural e cuidado com solo e nascentes de rios. Estas e outras iniciativas podem ser consultadas no site http://mataciliar.org.br/

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência