Dia Nacional do Criador de Cavalos

Comemorada desde 2009, esta data foi instituída para homenagear os responsáveis pelo mercado do cavalo

Celebrado no dia 24 de novembro, o Dia Nacional do Criador de Cavalos foi instituído através de um Projeto de Lei que recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

A proposta surgiu com o intuito de valorizar e homenagear todos aqueles que estão envolvidos com os cavalos, sejam eles criadores, tratadores, competidores, treinadores e até os veterinários. Assim, temos um dia em que podemos reconhecer, ainda mais, a importância da equideocultura, que se faz cada vez mais forte e necessária.

Vale considerar que o universo do cavalo é único, pelo qual todos se apaixonam, até mesmo aqueles que não nascem nesse meio. É o caso de Diogo Zopone, proprietário do Haras Zopone. Ele conta que soube, desde sempre, que seria um criador. “Como minha família não é do mundo do cavalo, comecei apenas montando em uma escolinha de Três Tambores. Com o tempo, a paixão aumentou e ganhei minha primeira égua própria”, compartilha.

Diogo, cujo haras é a casa da bi recordista mundial dos Três Tambores  Rollin In The Fame,  comenta ainda que o surgimento do seu criatório se deu com a aquisição de algumas éguas, que pedia aos seus pais. “Queria elas para correr, mas já vislumbrando que um dia poderia criar alguns potros. Aos poucos, essas éguas de competição se tornaram minhas matrizes, tudo aumentou, e agora estamos aqui”, ressalta.

Os veterinários também desempenham um papel fundamental neste meio, auxiliando na garantia do bem-estar animal, na reprodução, e até no gerenciamento de criatórios, como no caso do médico-veterinário Filipe Fedozzi, gerente do Haras Raphaela, que é o maior complexo de provas particular do Brasil.

Filipe, que tem especialização em reprodução, conta que, nos últimos cinco anos, tem visto uma evolução muito grande nas tecnologias aplicadas a reprodução dos equinos. A adoção da ICSI – injeção intracitoplasmática de espermatozoides -, técnica de fertilização in vitro, é feita não só por grandes, mas por médios criadores.

“Essa era uma tecnologia muito bem difundida nos bovinos e ovinos e agora ela chegou para os pequenos, médios e grandes criadores – de cavalos, havendo uma diminuição dos custos e uma melhora significativa dos resultados. Então isso aí tem feito perdurar a utilização de sêmen e genética importante para todas as raças”, completa.

Já como gerente, Filipe fala sobre o que considera essencial para um criador de equinos, independente da raça: o foco deve ser a organização e o planejamento. “O que mais a gente vê são novos investidores, novos criadores que entram no mercado com muita ânsia, com muita paixão e acabam não tendo planejamento. Isso causa prejuízos e perdas muito grandes”, reforça.

O gerente do Haras Raphaela explica que as consequências da falta de organização e planejamento acabam fazendo os novos criadores desanimarem, já que eles acabam buscando resultados muito rápidos, e não é dessa forma que uma criação de qualidade caminha.

“As pessoas querem comparar muito, mas esses grandes criadores estão há 30, 40, 50 anos na criação e eles passaram por uma evolução. Então esses novos criadores têm que ter planejamento, tem que ter uma organização. Os técnicos estão se especializando, hoje você tem muito mais acesso às informações, graças à internet. Para o sucesso do resultado que ele deseja é preciso muito planejamento e organização”, finaliza.

Dessa forma, a Vetnil espera que todos os criadores, sejam os que estão começando ou que estão no meio do cavalo há muito tempo, alcancem os seus objetivos de forma ética e em acordo com o bem-estar animal. A empresa parabeniza a todos que contribuíram e continuam a colaborar com o fortalecimento da equideocultura.

Sobre a Vetnil

Fundada em 1994 pelo Médico Veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde animal. Está entre as líderes do mercado nacional nos segmentos Equinos e Pets, áreas foco de atuação. A companhia disponibiliza suas soluções para mais de 15 países e lança no mercado produtos de alta tecnologia, com reconhecida excelência em qualidade. Dentre estes, destaca-se a linha Super Premium JCR, desenvolvida especialmente para cavalos de alta performance.

Conheça mais sobre a Vetnil acesse www.vetnil.com.br , siga @vetnilequinosoficial.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência