Doação de insumos FZEA - USP

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP utiliza laboratórios e materiais de biologia molecular para realizar testes a preço de custo

Em apoio à luta contra o novo coronavirus, a Vetnil doou insumos para a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), que está à frente da realização de exames para diagnóstico da COVID-19 nas regiões de Pirassununga e Porto Ferreira, no interior paulista. No processo serão utilizados materiais e tecnologias usados normalmente para pesquisa em medicina veterinária para a realização de mais de 100 testes diários, com estimativa de entrega dos resultados em até dois dias.

A iniciativa partiu dos professores Heidge Fukumasu, Helena Lage Ferreira e Juliano Coelho Silveira, do Departamento de Medicina Veterinária, e tem como objetivo usar a infraestrutura da faculdade na realização dos testes em larga escala para distribuição a preço de custo nas prefeituras e postos de saúde do SUS da região. Até o momento, cerca de 16 cidades da região já entraram em contato para formalizar a realização dos testes na FZEA-USP. Com isso, os profissionais pretendem desafogar os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz – principal realizador de testes para a doença até o momento -, acelerar a divulgação dos diagnósticos e otimizar as medidas preventivas.

Apesar do departamento não ter especialistas no novo coronavirus, o conhecimento de biologia molecular dos profissionais, os equipamentos e os laboratórios de Nível de Biossegurança 2 são suficientes para a realização dos testes. O espaço utilizado para o projeto foi inspecionado pela Vigilância Sanitária e validado pelo Instituto Adolfo Lutz como apto para realização dos testes, que já foram iniciados. Segundo Heidge Fukumasu, a adaptação da FZEA foi rápida pois os laboratórios já estavam preparados para lidar com experimentos com agentes biológicos de classe de risco 2.

Para o desenvolvimento dos testes também serão usados insumos provenientes da veterinária. Para contribuir com a iniciativa, a Vetnil, indústria de produtos de saúde animal, realizou a doação de materiais de EPIs usados em seus laboratórios como luvas, máscaras, tocas e aventais, além de frascos de álcool em gel produzidos pela própria empresa conforme as regras estabelecidas pela Anvisa e pela OMS. Esta iniciativa vai de encontro às ideias da Vetnil de cuidado com todas as vidas, sejam humanas ou animais. Prof. Heidge ressalta que: “O apoio da Vetnil ajudou muito a efetivar o serviço de diagnóstico da COVID19 pois pudemos alocar recursos para outros insumos que não os materiais doados pela empresa”. O álcool em gel da Vetnil foi ainda distribuído gratuitamente para seus colaboradores, doado a prefeitura de Jundiaí, Associação Peter Pan (Associação de Combate ao Câncer Infanto Juvenil) e Hospital Universitário de Londrina sendo, essas duas últimas instituições, através de parceria com as lives dos artistas Wesley Safão e a dupla Léo e Raphael respectivamente.

O serviço já está em vigor e tanto os profissionais envolvidos, quanto a própria faculdade, não irão receber nenhum incentivo financeiro pelo trabalho.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13290-000 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência