Instituto Tamanduá

Celebrado anualmente em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais tem como ponto principal a conscientização sobre o respeito e os cuidados com os animais, sejam eles domésticos, selvagens ou exóticos. Embora muitos pensem em seus pets nesta data, é preciso refletir sobre a preservação da natureza e seus biomas, que abrigam milhares de espécies, algumas delas em risco de extinção, em função das ações desenfreadas contra o meio ambiente, como os desmatamentos e as queimadas. Por isso, a Vetnil®, uma das maiores empresas do setor veterinário do país, aproveita a data para reforçar o trabalho realizado pelo Instituto Tamanduá, uma ONG da qual a marca é parceira.

Fundado em 2005, o Instituto Tamanduá nasceu com uma missão clara: impactar o mundo por meio de ações de pesquisa, educação e políticas públicas que favoreçam o equilíbrio do meio ambiente e sua biodiversidade. A ONG conta com uma equipe multidisciplinar focada na conservação, monitoramento, cuidado e reabilitação de diferentes espécies de tamanduás, tatus e preguiças em regiões distintas do Brasil, onde a presença destes animais é constante e seu habitat tenha sido alvo de degradações.

“Atualmente contamos com três bases de operações. Uma delas fica em Ilhéus, na Bahia, onde o foco de pesquisa e conservação são as preguiças de coleira, um dos mamíferos que correm maior risco de extinção. Nosso trabalho consiste em capturar esses indivíduos, examiná-los, colocar um colar de identificação e monitoramento, além de medicá-los, caso seja preciso. Nessa unidade contamos com uma loja, onde ficam expostos os trabalhos de artesões locais”, explica a médica-veterinária Dra. Flávia Miranda, fundadora e presidente do Instituto Tamanduá.

Em virtude das queimadas e degradações que acometem o Pantanal, é nessa região que fica a segunda base operacional da instituição, que tem como foco o projeto Órfãos do Fogo. “No último ano, muitos tamanduás-bandeira foram acometidos pelo fogo, deixando seus filhotes sozinhos. Por isso, passamos a resgatar esses órfãos e dedicar todo o cuidado necessário para que sobrevivam e possam ser recolocados na natureza. Além desse projeto, a base do Pantanal é voltada ao ensino, onde ministramos cursos anuais para veterinários e biólogos”, comenta Flávia.

Sobre a terceira base da ONG, localizada no Delta do Parnaíba, no Piauí, a médica veterinária explica que as ações são dedicadas à preservação de tamanduaís, a menor de todas as espécies de tamanduás. “A região é uma verdadeira ponte entre a Mata Atlântica e a Amazônia para esses animais. Em virtude disso, fazemos o monitoramento desses indivíduos e desenvolvemos um trabalho intenso com a comunidade local para o reflorestamento dos mangues, vegetação responsável pela conexão dos dois ecossistemas”, ressalta.

Por se tratar de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, o Instituto Tamanduá conta com o apoio de parceiros e voluntários especialistas na área, como biólogos e veterinários. Aos interessados em contribuir com a causa, é possível fazer doações, adotar algum animal ou projeto por meio de quantias mensais ou contribuir com materiais de trabalho como computadores e máquinas fotográficas. Para mais informações, basta acessar a aba “Faça uma doação”, no site da ONG.   

“Desejamos que neste Dia Nacional dos Animais as pessoas possam refletir sobre a importância das outras espécies. Todos os animais são nossos irmãos mais velhos, os tamanduás, por exemplo, estão aqui há 65 milhões de anos, portanto, temos que respeitá-los. Precisamos ter essa consciência, cuidar do que é de todos, pensando no futuro a longo prazo”, conclui Flávia.

Para Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios Vetnil, a mais de duas décadas a empresa vem cumprindo sua missão de oferecer soluções de qualidade para o bem-estar e saúde dos animais, inclusive por meio de parcerias com entidades que fazem a diferença. “Temos muito orgulho em sermos parceiros do Instituto Tamanduá. Eles realizam um trabalho fundamental para manter a biodiversidade da fauna brasileira”, finaliza.

 Para mais informações sobre o Instituto Tamanduá, acesse: www.tamandua.org.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência