Live: Ciência no treinamento de cavalos

Para se aprofundar no assunto, o Veterinário e Gerente Regional Minas Gerais da Vetnil, Frederico Cardoso, conversou com o Médico Veterinário Cristiano Jayme

Dando continuidade à série de lives promovidas durante a quarentena, a Vetnil promoveu na quinta-feira (28/05) em seu Instagram @vetniloficial, um bate-papo com o Médico Veterinário Cristiano Gonzaga Jayme para abordar o tema “Ciência como base no treinamento de cavalos”. Quem comandou a transmissão foi o Gerente Regional Minas Gerais da Vetnil, Frederico Cardoso.

Cristiano Jayme, além de ser formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é especialista em nutrição animal e também possui mestrado e doutorado em Zootecnia, pela UFMG.

Entre as diversas funções que ocupa, ele é Inspetor Zootécnico e Juiz Oficial de algumas associações de raça. Entre elas, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa (ABCCAppaloosa), Associação Brasileira de Criadores de Paint Horse (ABCPaint) e Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM).

Ele é ainda Juiz Mundial da National Reinning Horse Association (NRHA), Juiz Oficial da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) e da American Quarter Horse Association (AQHA).

Ciência como base no treinamento de cavalos

Cristiano Jayme separou os assuntos que foram abordados sobre a ciência como base no treinamento de cavalos em, basicamente, quatro tópicos.

Em primeiro lugar, fazendo uso da sua base técnica, ele falou sobre a Connect Horse e o motivo de usar a ciência para a atuação como veterinário/treinador, abordando o acesso à informação, quebra de paradigmas e mudanças culturais.

Outro ponto foi sobre a vulnerabilidade de veterinários a acidentes, devido pouco conhecimento sobre o comportamento de animais no geral. E ainda, mencionou a importância do uso do cavalo nas escolas de veterinária.

No terceiro tópico, falou sobre o uso do critério científico que gera muitos mitos, como por exemplo, a idade ideal para montar a cavalo, o uso de embocaduras, entre outros. “Não devemos confundir romance com ciência”, lembrou Cristiano.

Além disso, abordou também quais as qualidades que um bom profissional precisa ter para se diferenciar no mercado. Que se resumem em equilíbrio e o saber aplicar de forma prática a ciência.

Lembrando que todas as lives transmitidas estão salvas no canal oficial da Vetnil no Youtube.

Fique conectado nas redes sociais da Vetnil e acompanhe nossa agenda de lives.

Nosso encontro é no Instagram @vetniloficial.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência