Manual de boas práticas para o bem-estar do cavalo

Cerimônia de lançamento contou com a presença dos autores, que distribuíram autógrafos na noite de quarta-feira (10), na Hípica Santo Amaro (SP)

O mercado do cavalo vem crescendo constantemente com o passar dos anos, ocorrendo até mesmo no período atípico em que passamos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em setembro de 2021, o rebanho equestre nacional aumentou em 1,9% em 2020. A pesquisa aponta ainda que foram contabilizados 5.962.126 animais no país.

Junto com esse aumento, o número de Terapias Assistidas com Equinos – TAAEs – também aumentou. Não há dúvida sobre a importância dessas terapias para os humanos. Ainda assim, não existe uma abordagem aprofundada sobre as consequências dessas atividades para o bem-estar equino.

Pensando nisso, a Vetnil, empresa de produtos veterinários, entrou como parceira oficial do livro ‘Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar do Cavalo nas Terapias e Atividades Assistidas com Equinos’. Esse apoio vai de encontro com a missão da marca, que é oferecer soluções de excelência para o bem-estar e saúde dos animais.

Cristiano Sá, Diretor de Marketing da Vetnil, reforça que essa é uma parceria que vai além do patrocínio. “O cuidado com a saúde e o bem-estar animal são intrínsecos à Vetnil, ditando a qualidade dos produtos desenvolvidos e as ações desenvolvidas ao longo dos anos”, afirma Cristiano.

A publicação aborda, no decorrer de suas 135 páginas, temas como a seleção do cavalo de acordo com as características morfológicas, escolha de equipamentos, métodos de treinamento e cuidados com os cavalos.

Syllas Jadach, oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo e um dos autores do livro e diretor da Associação Brasileira de Reabilitação Equestre – ABRE, comenta que a ideia desta publicação surgiu após perceber a ausência de um material com esse conteúdo no mercado. “Existe um senso comum que para Terapias Assistidas podem ser utilizados quaisquer cavalos, e não é assim que funciona. O livro serve para esclarecer algumas dúvidas sobre as TAAEs”.

“O Manual está escrito para as Terapias Assistidas com Equinos, mas 70% se aplicam a qualquer cavalo em qualquer modalidade e qualquer tarefa à qual ele se aplique. Estamos falando da mesma espécie”, completa.

Fernando Janh Bessa, oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, Colaborador do Núcleo de Equideocultura e Bem-Estar de Equinos – NEBEq da UFSC e também autor do manual, explica que este é um tema que vai agregar muito no meio equestre. “É um assunto que tem pouca abordagem e é algo necessário, que veio para somar nesse universo que segue crescendo”.

O livro ainda contou com mais duas autoras. Giulia Franchini Petrillo, terapeuta ocupacional pela USP e sócia fundadora da ABRE, e Denise Pereira Leme, médica veterinária e Coordenadora do NEBEq da UFSC.

Sobre a Vetnil

Fundada em 1994 pelo Médico Veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde animal. Está entre as líderes do mercado nacional nos segmentos Equinos e Pets, áreas foco de atuação. A companhia disponibiliza suas soluções para mais de 15 países e lança no mercado produtos de alta tecnologia, com reconhecida excelência em qualidade. Dentre estes, destaca-se a linha Super Premium JCR, desenvolvida especialmente para cavalos de alta performance.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência