O que fazerquando seu pet tem dor de ouvido?

Os cães e gatos também costumam sofrer com a otite, processo inflamatório do canal auditivo, que pode ocorrer quando a região não é higienizada corretamente, quando permanece úmida após o banho ou em épocas de alta umidade e temperatura elevada.

“Eles costumam demonstrar desconforto coçando a região das orelhas com as patas traseiras, sacudindo frequentemente a cabeça ou mantendo-a inclinada para o lado inflamado, em caso de otite unilateral. Outro sinal de que algo não vai bem é quando notamos excesso de secreção e mau odor”, explica Ricardo Cabral, Médico Veterinário Coordenador de Desenvolvimento de Produtos Pet da Vetnil. “Nos casos mais graves, a doença ainda pode levar o animal a apresentar desequilíbrio, caindo facilmente, e a andar em círculos, voltado para o lado alterado”, complementa.

Para prevenir a otite, é necessário reforçar a limpeza do canal auditivo externo e do pavilhão auricular utilizando um chumaço de algodão umedecido com uma solução própria para a limpeza de ouvidos de cães e gatos.

O médico veterinário alerta para a necessidade de redobrar os cuidados na limpeza dos canais auditivos, a fim de não lesar os tímpanos do animal. “Os cães possuem um mecanismo autolimpante muito eficiente dos condutos auditivos. O uso de cotonetes ou pinças com algodão devem ser desencorajados e a limpeza deve ser feita somente com solução ceruminolítica apropriada”, finaliza Cabral.

DICA VETNIL

O Aurivet Clean® é indicado para a higienização do pavilhão auricular e do conduto auditivo (orelha externa) de cães e gatos, principalmente nos casos de acúmulo de cerúmen e presença de mau odor. O produto está disponível em frascos contendo 120mL.

Já o Aurivet® é uma suspensão otológica, antibiótica, antimicótica, anti-inflamatória e analgésica indicada para o tratamento de otites fúngicas e bacterianas em cães e gatos. O medicamento está disponível em bisnagas contendo 13g.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência