Como cuidar da pelagem do seu pet: dicas para pelos mais saudáveis

4 min

Você sabia que a pelagem do seu pet pode ser um reflexo direto da sua saúde geral? Cães e gatos precisam de cuidados para manterem seus pelos saudáveis e brilhantes e sua pele livre de problemas dermatológicos.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância dos cuidados com a pelagem, identificar sinais de alerta e oferecer dicas para manter a pele de seu companheiro saudável.

Importância dos cuidados com a pelagem em cães e gatos

A pelagem não apenas reflete o estado de saúde do seu pet, mas também desempenha um papel importante na proteção da pele, contribuindo para o bem-estar dos animais de estimação. A pele é o maior órgão dos pets, desempenhando um papel vital como barreira natural contra a perda de água, agressões físicas e agentes externos.

A saúde da pele e dos pelos pode ser diretamente afetada pela falta de nutrientes essenciais, como aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos (como ômega 3 e 6) e minerais. Deficiências desses elementos muitas vezes podem refletir uma alimentação inadequada, problemas de absorção no organismo dos pets ou alterações pontuais que causam uma maior necessidade específica de tais elementos, mesmo com uma alimentação de base adequada.

Sendo assim, uma pelagem brilhante, de acordo com o padrão de cada pet, pode indicar uma boa nutrição e um sistema imunológico saudável.

Indicativos de pelagem não saudável em cães e gatos

Certifique-se de realizar verificações regulares na pelagem do seu pet. Pelos opacos, quebradiços, quedas excessivas e a presença de descamação podem ser indicativos de problemas subjacentes. Além disso, observe se há sinais de parasitas, como pulgas ou carrapatos, os quais, além de poderem causar alergia, são transmissores de diversas doenças infecciosas.

Se você perceber alguma alteração na pelagem ou pele do seu pet, o ideal é consultar um Veterinário, para garantir o diagnóstico e tratamento adequados.

Lembre-se que a queda de pelos nem sempre indica um problema. Na verdade, se os pelos do seu pet estão caindo, mas novos estão nascendo, fortes e com uma aparência saudável, isso pode ser um indicativo de que seu cão ou gato está muito bem nutrido. Além disso, épocas do ano mais quentes e úmidas também podem ocasionar uma maior queda. Fique atento à queda de pelos quando ela está acompanhada de falhas na pelagem e outras alterações.

Cuidados com a pelagem em cães e gatos

Entender como os cuidados com a pelagem são fundamentais é o primeiro passo para garantir uma vida saudável ao seu pet. Confira as nossas dicas:

Banhos

Cães e gatos saudáveis não precisam de banhos diários, pois suas camadas de pelo naturalmente os protegem contra sujeiras e agressões à pele.

Banhos devem ser dados apenas quando há acúmulo de sujidades, sendo mais frequentes em animais de pelo longo, quando há necessidade de realizar o banho associado à tosa higiênica, ou quando há indicação médica para tratamento de alguma afecção. É fundamental acostumar os pets ao procedimento desde cedo para evitar estresse.

Use produtos específicos para pets, proteja os ouvidos com algodão e lembre-se de secar bem o animal após o banho.

Em relação aos felinos, de forma geral, eles realizam uma autolimpeza bastante eficiente, por meio de lambeduras. Além disso, são animais extremamente sensíveis a situações estressantes. Por isso, banhos para essa espécie normalmente são apenas terapêuticos. Banhos gerais, sem indicação de um Médico-Veterinário, não são recomendados.

Escovação da pelagem

A escovação ajuda a promover a troca de pelos, identificar parasitas, melhorar a circulação sanguínea, dar brilho e maciez à pelagem.

Além disso, em gatos, previne a ingestão excessiva de pelos durante a limpeza por lambedura. Escove no sentido do crescimento do pelo, tendo cuidado em áreas sensíveis, como face e barriga, para evitar desconforto.

Animais de pele clara

Animais de pele ou pelagem clara são mais sensíveis ao sol. Use protetor solar veterinário, evite passeios em horários muito quentes e opte por locais sombreados e com grama para evitar lesões nas patas.

Animais de pelagem longa

Se o seu pet tem pelos longos, ele pode demandar cuidados mais específicos, como escovações mais frequentes, apara dos pelos e uso de produtos hidratantes para evitar nós. Rações e suplementos destinados a animais de pelos longos também podem ser interessantes, pois vão garantir um aporte de nutrientes mais alto. 

Em alguns casos, o pet pode manter a dieta convencional e utilizar suplementos específicos, indicados pelo Veterinário, que contenham os nutrientes mais demandados pela pele e pelos.

Consultas regulares ao Veterinário

O check-up em cães e gatos é fundamental para avaliação da condição da pele. Além de garantir a saúde geral, exames periódicos ajudam a identificar precocemente possíveis problemas de saúde.

A importância de uma boa alimentação, nutrição, hidratação e rotina de exercícios para ter uma pelagem mais saudável

Manter uma pelagem saudável vai além da escovação. Descubra como a alimentação, a nutrição, a hidratação e a prática regular de exercícios desempenham papéis cruciais para a manutenção da saúde da pele e dos pelos do seu pet.

Alimentação

Uma dieta equilibrada, com um aporte adequado de nutrientes, é a base para uma pelagem saudável. Consulte um Médico-Veterinário para que ele monitore a ingestão adequada de aminoácidos, vitaminas, minerais e ácidos graxos para promover a saúde da pele e dos pelos.

O uso de suplementos com biotina, levedura de cerveja, Vitamina A, ômega 3, ômega 6, zinco e aminoácidos envolvidos na formação da pele e dos pelos, como a metionina, também podem complementar a dieta do animal e auxiliar no tratamento de algumas alterações, como em casos de dermatite, ou corrigir necessidades pontuais de nutrientes, conforme mencionado anteriormente.

É importante destacar que o organismo prioriza destinar os nutrientes aos órgãos vitais, como coração, rins e cérebro.

Daí temos a importância de oferecer uma alimentação de alta qualidade, para que a pele e pelagem também recebam os nutrientes necessários e suas demandas sejam atingidas.

Nutrição

O suplemento Pelo & Derme® 750&1500 DHA + EPA da Vetnil®️ contém ácidos graxos essenciais à dieta de cães e gatos, associados à Biotina, Zinco, Vitamina A e Vitamina E, elementos que, quando em conjunto, atuam mantendo ideais as características da pelagem e da pele.

Hidratação

A água desempenha um papel crucial na saúde e na pelagem do seu pet. Certifique-se de oferecer fontes de água acessíveis pela casa, incentivando a hidratação constante.

Caso note que a pele parece ressecada, consulte um veterinário para indicar um produto hidratante específico para a pele do seu pet, além de verificar se há alguma doença de base que possa ser responsável por tal quadro, como a dermatite atópica.

Nunca molhe o animal numa tentativa de hidratá-lo, pois a epiderme, camada mais externa da pele, precisa de lipídios (gorduras) para reter a água do corpo, não absorvendo água pura diretamente, afinal uma das funções da pele é justamente ser impermeável a líquidos.

Exercícios Regulares

Inclua práticas regulares de exercícios na rotina do seu pet para estimular a circulação sanguínea, fortalecer a pelagem e promover bem-estar geral. Uma vida ativa pode contribuir para uma pelagem mais saudável e um pet mais feliz.

Cuide da pelagem do seu pet com carinho, atenção e os cuidados necessários para proporcionar uma vida cheia de vitalidade e conforto.

Comentários

Luci Ramonas Aquino Martinez
Tenho um labrador que vai fazer 9anos. Ele está dormindo muito. Só que eu não condições de levar ele no veterinário. Pois sou aposentada por invalidez. E custa muito caro uma culsuta 😭. Eu dei remédio de verde para ele,mas não dei vitamina ainda.
09/04/2024 ás 12:14
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência