Entenda a importância do check-up anual em cães e gatos

O que é um check-up veterinário

Assim como nós, os pets necessitam de cuidados preventivos para garantir uma vida com mais qualidade e bem-estar.

O check-up veterinário é um cuidado essencial nesse processo, permitindo a detecção precoce de possíveis problemas de saúde e, consequentemente, o início imediato do tratamento. Os exames de rotina solicitados podem identificar condições de saúde antes que se tornem mais sérias, proporcionando um início de tratamento mais rápido.

Confira no próximo tópico quais exames e vacinas devem ser feitos anualmente para cães e gatos.

Quais exames e vacinas devem ser feitos anualmente para cães e gatos

Os exames necessários serão definidos pelo Médico-Veterinário no ato da consulta, levando em consideração as condições de vida, histórico médico e características individuais do animal.

Abaixo, falaremos sobre as vacinas essenciais e opcionais para cães e gatos:

Vacinação

A vacinação é essencial para a prevenção de doenças, e os intervalos devem ser definidos pelo Médico-Veterinário. Dentre os principais benefícios da vacinação, podemos citar:

• Proteção da saúde animal;
       • Prevenção da propagação de doenças;
       • Contribuição para a saúde pública;
       • Garantia de bem-estar animal;
       • Cumprimento da legislação;
       • Redução de custos a longo prazo para o tutor.

Vale lembrar que, cães e gatos possuem esquemas de vacinação diferentes, variando de acordo com a fase da vida e a região onde vivem.

As vacinas essenciais para cães incluem aquelas administradas em todos os indivíduos da espécie para prevenir enfermidades com potencial fatal e/ou zoonótico. As chamadas vacinas essenciais para cães são:

• Contra o vírus da raiva: Dose única e com reforço anual;
       • Contra os vírus da cinomose, parvovirose e adenovirose: Com protocolo vacinal de imunização dos animais ainda filhotes, seguida de doses de reforço e revacinação de acordo com o estabelecido pelo Médico-Veterinário;
       • Vacinas opcionais: contra o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica (causadores da tosse dos canis) e leptospirose.

Já para gatos, as vacinas essenciais incluem:

• Contra o vírus da raiva: Dose única, seguida de reforço anual;
       • Contra os vírus da panleucopenia felina, rinotraqueíte infecciosa e calicivírus: Recomenda-se a primeira dose e reforço com os animais ainda filhotes, e revacinação a cada um ou três anos, de acordo com o risco de exposição e tipo de vacina;
       • Vacinas opcionais: Contra o vírus da leucemia felina (FeLV), clamídia (Chlamydophila felis) e Bordetella bronchiseptica.

Para entender sobre a importância da vacinação nos pets, converse sempre com seu Médico-Veterinário.

Check-up veterinário nas diferentes fases da vida de cães e gatos

Garantir a saúde e o bem-estar dos nossos companheiros de quatro patas é uma responsabilidade que se estende por toda a vida deles.

A seguir, destacamos a importância do check-up em diferentes fases da vida de cães e gatos:

Pets Filhotes

Os primeiros meses de vida de cães e gatos são cruciais, especialmente em casos de filhotes. O manejo alimentar, desde o colostro até a introdução alimentar, requer atenção.

O acompanhamento do Médico-Veterinário, monitorando ganho de peso, temperatura e questões gastrointestinais, por exemplo, é fundamental para que ocorra um desenvolvimento e crescimento saudável. Além disso, o profissional orienta sobre a introdução de vacinas e demais cuidados necessários.

Idade adulta

Na fase adulta, cães e gatos requerem atenção constante para garantir uma saúde robusta e duradoura.

As visitas ao veterinário devem ser realizadas anualmente, com o objetivo de avaliar a condição física, atualizar vacinas e realizar exames preventivos.

Idosos

Na fase idosa, o intervalo ideal entre os check-ups é de 6 meses, mas isso pode variar de acordo com a condição clínica de cada paciente. Ao monitorar de perto a saúde do animal, torna-se mais fácil identificar problemas em estágios iniciais, aumentando, assim, a chance de cura.

Confira tudo o que você precisa saber sobre cães idosos e os cuidados essenciais em nosso artigo.

Importância do check-up anual para a saúde de cães e gatos

Como falamos anteriormente, é durante o check-up veterinário que é possível identificar precocemente problemas de saúde do seu pet, permitindo intervenções antes que se tornem mais sérios. Tais como:

Identificação de doenças cardíacas e renais

O check-up anual possibilita o monitoramento da saúde cardíaca e renal dos pets. Problemas nessas áreas, como doença cardíaca congestiva e insuficiência renal, podem ser detectados precocemente caso o pet tenha acompanhamento constante com um profissional, permitindo a implementação de medidas terapêuticas.

Identificação de tumores

Os exames realizados durante o atendimento, como palpação de tecidos, ultrassonografia, radiografia e análise de possíveis protuberâncias, ajudam na identificação precoce de tumores — aumentando significativamente as chances de cura.

Controle de parasitas

O Médico-Veterinário pode avaliar a presença de pulgas, carrapatos e vermes, e recomendar medidas preventivas. O controle eficiente de parasitas não apenas previne infestações, mas também reduz o risco de doenças associadas a eles.

Acompanhamento da saúde oral

Problemas dentários são comuns em animais de estimação. Sendo assim, o check-up anual inclui a avaliação da saúde bucal, permitindo a identificação precoce de condições como doença periodontal, cáries e infecções, contribuindo para uma vida mais saudável e confortável para os pets.

Quer saber mais sobre saúde bucal? Confira o nosso blog sobre como manter a higiene oral em cães e gatos.

Avaliação nutricional

O veterinário, durante o check-up, realiza a avaliação da dieta do pet, para verificar se o animal está recebendo os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde.

Além disso, é realizada uma avaliação do grau de deposição de gordura e massa muscular apresentado pelo animal para identificar possíveis alterações e ajustes que deverão ser implementados no manejo alimentar. Em caso de algumas doenças, a mudança da dieta também pode ser necessária para auxiliar e compor parte do tratamento.

Monitoramento de doenças crônicas

Pets com condições de saúde crônicas exigem uma atenção especial. O acompanhamento veterinário permite monitorar de perto esses casos, ajustando o plano de tratamento conforme necessário e mantendo uma boa qualidade de vida para o animal. Lembrando que nesses casos, a frequência de exames será definida pelo Médico-Veterinário.

Quais benefícios do check-up anual aos pets

O check-up anual oferece uma série de benefícios que vão além da simples detecção de doenças. Essa prática regular contribui para a promoção do bem-estar e a garantia de uma vida longa e saudável para os cães e gatos.

Fortalecimento do vínculo com o Veterinário

A prática regular de check-ups estabelece uma relação mais próxima entre os tutores, os pets e o Médico-Veterinário. Isso cria um ambiente de confiança e familiaridade.

Prevenção de problemas comportamentais

O estado de saúde influencia diretamente o comportamento dos animais. O check-up anual permite a detecção de desconfortos físicos que podem se manifestar por meio de alterações comportamentais.

Além disso, as consultas são um ótimo momento para tirar dúvidas e receber orientações sobre possíveis melhorias no ambiente e rotina, contribuindo para a prevenção de problemas nessa área.

Acompanhamento personalizado

Cada pet é único, e suas necessidades de saúde podem variar. O check-up anual oferece um acompanhamento personalizado, permitindo ao veterinário ajustar as orientações de cuidados, dieta e atividade com base nas características individuais de cada animal.

Investir tempo e recursos em check-ups anuais para cães e gatos é um ato de cuidado e responsabilidade. Essa prática não apenas previne doenças, mas também promove uma qualidade de vida para nossos fiéis companheiros.