Como Melhorar A Imunidade De Cachorro E Gato?

2 min

Diversos fatores podem afetar a capacidade de defesa e resistência do organismo dos nossos pets contra bactérias, fungos e outros agentes infecciosos. Mudanças de clima e queda na temperatura são uns dos mais comuns. Por este motivo, é fundamental saber como melhorar a imunidade de cachorro e gato para que ele fique saudável.

Para te ajudar nisso, conversamos com o Médico-Veterinário Drº Renato Costa e listamos alguns cuidados essenciais que você deve ter. Continue lendo para saber mais!

Como melhorar a imunidade de cachorro e gato: 3 dicas essenciais

O Drº Renato Costa conta sobre três ações que auxiliam na garantia de um sistema imunológico fortalecido. A seguir, veja como melhorar a imunidade de cachorro e gato:

1. Vacinação e vermifugação

A vacinação e a vermifugação para pets são cuidados preventivos essenciais com os nossos animais. 

As principais doenças causadas por vírus e bactérias — como a tosse dos canis, que é muito comum no inverno — podem ser evitadas ou, pelo menos, atenuadas pela vacinação. Ou seja, se seu cão se contaminar pelos agentes infecciosos que causam essas doenças, ele poderá nem ter sintomas ou, se tiver, serão leves. Por isso, fique atento ao calendário de vacinação do seu pet.

Além disso, apesar de não estar diretamente ligada à imunidade, lembre-se que a vermifugação também é um cuidado essencial. Os vermes podem espoliar o pet e dificultar a absorção de nutrientes que são fundamentais para várias funções no organismo — dentre elas, a imunidade. 

Por conta disso, não deixe de consultar o veterinário para saber qual a frequência de vermifugação ideal para seu pet!

2. Dieta com alimentos que melhoram a imunidade dos pets

Além desses cuidados preventivos que são mais pontuais, no dia a dia, a imunidade do seu pet depende muito de uma alimentação balanceada. 

É importante que ele receba alimentos na quantidade certa — nem mais, para não ganhar peso além do desejado, nem menos, para não gerar um quadro de desnutrição — e de forma a suprir todas as suas necessidades nutricionais. 

3. Suplementação

Em algumas situações, pode ser necessário fazer uma suplementação de nutrientes para reforçar a imunidade do pet — especialmente quando já há uma deficiência. 

Neste caso, é comum que o Médico-Veterinário recomende:

  • suplementos de vitamina C;
  • prebióticos e probióticos para pets, a fim de restaurar a microbiota intestinal e preparar o trato digestivo para absorver melhor os nutrientes;
  • minerais antioxidantes que podem promover um sistema imunológico mais forte. 

Na Vetnil, você encontra diversas opções de suplementos nutritivos para fortalecer a imunidade do seu amigo de quatro patas. Encontre a revendedora Vetnil mais próxima de você e prepare o sistema imunológico do seu pet para o que der e vier!

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13290-000 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência