Criação De Cavalos — Como Garantir A Saúde E O Bem-Estar Do Seu Equino?

3 min

Diversas situações comuns na rotina dos equinos podem gerar desafios à manutenção da saúde. Alterações climáticas, transporte, prenhez, além de doenças de origem infecciosa ou traumática, por exemplo, desafiam o equilíbrio do organismo do animal. Assim, é fundamental sempre avaliar as condições de criação de cavalos para adequar os cuidados e garantir a sua saúde e bem-estar.

Para te ajudar a identificar possíveis problemas, reunimos aqui algumas boas práticas para aperfeiçoar o seu manejo. Confira!

Criação de cavalos: 4 aspectos para garantir o bem-estar dos animais 

Para fazer um mapeamento básico do bem-estar de equinos, devem ser observadas quatro dimensões principais da criação de cavalos:

  •  a alimentação;
  • o manejo;
  • a higiene;
  • e as instalações.

A seguir, entenda melhor quais são as condições ideais em cada uma dessas dimensões e veja como elas se relacionam entre si.

1. Alimentação

Naturalmente, cavalos consomem pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia — passam de 10 a 16 horas pastejando, com intervalos de 2 a 3 horas. 

Esse hábito colabora para uma melhor absorção dos nutrientes, já que por ficarem quase o dia todo pastejando, comendo em pequenas quantidades durante grandes períodos, a quebra das partículas alimentares é maior e, consequentemente, a digestão e aproveitamento dos nutrientes é facilitada. 

Além disso, uma rotina alimentar adequada é importante para prevenir problemas gastrointestinais, como as úlceras. Diversas espécies podem apresentar úlceras, mas em cavalos elas são ainda mais comuns pelo fato de o estômago deles estar sempre secretando ácido clorídrico (não somente quando há alimento) e pela proteção de muco não cobrir o estômago inteiro, lesando principalmente uma região dorsal a uma porção conhecida como “margem pregueada”, que divide o estômago glandular (que tem a proteção) do aglandular (sem proteção, região mais acometida por úlceras). 

Dessa forma, quando os animais estão se alimentando de volumoso, o estômago está preenchido na maior parte do tempo e há mais saliva para tamponar o pH estomacal, assim a lesão que o ácido provoca sobre a mucosa é muito menor.

Por isso, é sempre recomendado que o volumoso seja a base da dieta do animal, pois além de proteger o estômago, também contribui para o desgaste dentário, atuando em diferentes porções na saúde do trato digestivo. Em contrapartida, o fornecimento de quantidades muito altas de concentrado pode diminuir o pH estomacal, o tempo de mastigação e desgaste dentário diário, além de predispor a laminites e outras doenças.

2. Manejo

Estabelecer uma rotina de manejo também é fundamental para o bem-estar dos cavalos. 

Essa rotina deve incluir todos os requisitos necessários para um cavalo, como: a alimentação, discutida anteriormente; sanidade (que engloba limpeza da cama, remoção das fezes, limpeza dos cochos, vermifugação, vacinação, avaliações periódicas com o veterinário etc.) e estímulos necessários para a saúde psicossocial dos animais, o que pode incluir a interação entre eles e diferentes estímulos com pessoas, especialmente as responsáveis pelo manejo e treinamento.

3. Higiene

De forma complementar ao ponto já destacado sobre sanidade, cuidar da higiene do seu cavalo é fundamental. Esse cuidado inclui escovação, limpeza regular dos cascos, além de outros cuidados mais específicos de acordo com a categoria animal (exemplo: higienização do prepúcio de garanhões, limpeza perianal de potros em casos de diarreia etc.).

4. Instalações

Por fim, as instalações devem levar em consideração o espaço necessário para o cavalo realizar todas as suas atividades, como dormir, comer e espojar — ato de rolar de um lado para o outro, ação que está associada a cuidados com a pele e o relaxamento.

Além disso, nas instalações, é ideal que os animais possam manter, pelo menos, o contato visual uns com os outros.

Gostou de saber mais sobre as boas práticas para a criação de cavalos? Leia também o artigo sobre os benefícios de vitaminas para equinos e continue se informando sobre o bem-estar dos seus animais!

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13290-000 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência