Fisioterapia Para Cães E Gatos — Para Que Serve E Quando É Recomendada?

2 min

Pets podem desenvolver doenças articulares ou simples dificuldades de locomoção por diversos motivos — idade avançada, sobrepeso, traumas, entre muitos outros. Nestes casos, o Médico-Veterinário irá indicar terapias adequadas para controle da dor e para ajudar na reabilitação. A fisioterapia para cães e gatos é uma das principais recomendações em muitas das situações.

Neste artigo, entenda mais sobre essa modalidade terapêutica dentro da Medicina Veterinária e saiba como ajudar o seu pet com problemas de locomoção!

Para que serve a fisioterapia para pets? 

A fisioterapia é uma especialidade médica que trata e previne distúrbios relacionados aos movimentos do corpo — tanto em seres humanos quanto em pets. Seu objetivo é restaurar a capacidade funcional, controlar a dor que essas alterações causam e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Quando é recomendada a fisioterapia para cães e gatos?

A fisioterapia pode ser recomendada para pets como um dos tratamentos para doenças articulares — que são muito comuns em cães e gatos. Grande parte desses animais irá apresentar condições desse tipo quando forem idosos.

Nesses casos, a fisioterapia para cães e gatos é indicada como uma forma de evitar a evolução dessas disfunções, que têm caráter crônico, progressivo e debilitante. 

Além disso, o Médico-Veterinário também pode sugerir essa terapia de forma preventiva ou durante o processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica. Cabe ao profissional definir quais das modalidades fisioterapêuticas são mais indicadas em cada situação.

Tipos de fisioterapia veterinária

Há diversas modalidades de fisioterapia para cães e gatos! Elas podem ser aplicadas de acordo com o caso específico do animal. As principais são:

       • Cinesioterapia — envolve uma série de exercícios terapêuticos realizados com itens como bolas, pranchas de equilíbrio e pistas de obstáculos;
       • Hidroterapia — é realizada dentro da água, o que reduz o impacto sobre as articulações e facilita a movimentação dos pets;
       • Eletroterapia — consiste na aplicação de correntes elétricas no local da disfunção, ajudando no fortalecimento do músculo e no tratamento da dor;
       • Massoterapia — utiliza de massagem para estimular a circulação sanguínea na região acometida.

Para saber qual modalidade terapêutica é a mais indicada para o seu pet, é fundamental visitar um especialista, já que a fisioterapia para cães e gatos é apenas um dos tratamentos recomendados em diferentes casos de lesões articulares ou neurológicas, como a doença articular degenerativa, a doença do disco intervertebral, a síndrome de Wobbler, entre outras.

No caso da doença articular degenerativa, por exemplo, as articulações começam a perder componentes naturais que são importantes para cumprir a sua função de amortecimento. A perda de tais componentes resulta em danos articulares e inflamação, o que inicia um processo de dor que tende a cronificar, sendo importante um acompanhamento constante e minucioso pelo Médico-Veterinário.

Por este motivo, além da terapia física, também pode ser fundamental associar medicamentos condroprotetores, que vão repor esses elementos essenciais à manutenção e ao bom funcionamento das articulações.

Um dos medicamentos mais indicados nesses casos é o Condroton® da Vetnil, considerado o melhor regenerador articular para pets.

Converse com o seu Médico-Veterinário e saiba mais sobre a ação do Condroton® nas articulações de cães e gatos!

Comentários

Evaldo soares
Gostaria de saber o tipo de fisioterapia que pode ser aplicada em uma cachorrinha que não coloca a pata traseira no chão , pois foi operada
12/07/2022 ás 11:02
Agradecemos por acompanhar o nosso Blog. Compartilhamos algumas informações gerais em nosso texto, mas para um acompanhamento e indicação do melhor tratamento para a cachorrinha, consulte o seu Médico-Veterinário para uma avaliação.
03/11/2022 ás 11:59
Antônio Rocha
Boa tarde, eu resgatei uma cachorra a aproximadamente 5 meses que estava sofrendo maus tratos, após 15 dias testou positivo p/ cinomose, ficou paraplégica, está fazendo acumputura com Dr. Andre pela ONG, qt fica algumas seções de fisioterapia?
25/07/2022 ás 13:25
Agradecemos por acompanhar o nosso Blog. Compartilhamos algumas informações gerais em nosso texto, mas para um acompanhamento e indicação do melhor tratamento, consulte o seu Médico-Veterinário.
03/11/2022 ás 11:59
Elisete Pedroni
Onde encontro os aparelhos para eletroterapia para um gatinho que tem problema no cerebelo?
26/07/2022 ás 13:28
Agradecemos por acompanhar o nosso Blog. Compartilhamos algumas informações gerais em nosso texto, mas para um acompanhamento e indicação do melhor tratamento, consulte um Médico-Veterinário.
03/11/2022 ás 12:00
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência