Garanhão — Como Fazer A Seleção E Quais São Os Cuidados Necessários

5 min

Atualmente existem diversas raças de cavalos reconhecidas no mundo. Sua formação pode ser resultado de dois fatores: a seleção natural, na qual a pressão evolutiva de certos ambientes propicia animais com certas características; e a ação humana que, buscando animais aptos a esportes ou atividades específicas, buscam o melhoramento genético. 

No contexto de melhoramento genético, a seleção dos garanhões para gerar potros geneticamente superiores é peça-chave para alcançar o objetivo da linhagem de cada raça. Isso porque eles participam em muitos mais cruzamentos que as éguas, que produzem uma quantidade limitada de óvulos por estação de monta. 

Fundamentais nesse processo são as biotecnologias da reprodução, responsáveis pelo aumento da eficiência reprodutiva e pela quebra da barreira da distância: há casos em que o sêmen de um garanhão chega a ser importado de um país diferente. 

As técnicas mais utilizadas atualmente para reprodução são a inseminação artificial e transferência de embriões em equinos, pois proporcionam muitos benefícios devido à eficiência reprodutiva e aprimoramento das raças e seus cruzamentos.

Com todas as possibilidades, fica um desafio: como escolher o garanhão?

A resposta é complexa e envolve valor econômico, uso previsto para o potro – esportes de alta performance, montaria por amadores, uso para trabalho ou para passeios – e diversos outros fatores. 

Abordaremos aqui alguns pontos importantes para essa escolha.

Por que fazer cruzamentos direcionados?

O melhoramento genético implica na manipulação genética para que, ao longo das gerações, certas características desejadas se tornem mais comuns e vice-versa no caso das indesejadas.

Essas características são relativas a: morfologia, para adequação ao padrão estético da raça e à biomecânica dos movimentos mais realizados; a pelagem, responsável por agregar valor econômico; a performance, buscando os melhores colocados em competições para serem reprodutores; o temperamento, cujas recentes pesquisas encontraram correlações entre comportamentos de reatividade versos curiosidade a genes relacionados a neurorreceptores, como seratonina e dopamina; e, mais recentemente, características relacionadas à saúde. Para isso, são relacionados cruzamentos direcionados às características desejadas.

São os principais desafios nos cruzamentos direcionados para performance: 

  1. O intervalo geracional é grande, ou seja, passam-se anos antes de verificar a aptidão da progênie a certa atividade para compará-lo ao pai;
  2. Características ambientais como treinamento, nutrição e saúde desempenham um papel expressivo na performance dos cavalos, de modo a mascarar o potencial genético do início da vida se não bem executados.

Cada vez mais pesquisas são realizadas para auxiliar a transpor esses desafios.

Como fazer seleção de garanhão para cruzamento?

Antes de mais nada, para fazer a seleção de garanhões da melhor maneira, o primeiro passo é determinar o seu objetivo com a nova geração de cavalos. A partir disso, é possível determinar com mais certeza quais características devem ser perpetuadas na espécie.

Ao criar cavalos para lazer ou para amadores, por exemplo, o temperamento é extremamente importante, dado que, muitas vezes, serão montados por pessoas sem muita experiência ou crianças. 

Quando falamos de cavalos para lida com gado, por sua vez, a rusticidade é fundamental pelas condições de trabalho. 

Animais de linhagem de conformação, por sua vez, possuem exigências bem específicas em relação à altura de cernelha, perímetro torácico, altura de peito, entre outras indicadas pelo Stud Book de cada associação. 

Animais de alta performance têm características relacionadas à resistência, explosão e conservação de estruturas músculo esqueléticas como as mais importantes. 

Para a seleção do garanhão, é preciso considerar alguns fatores:

  • herdabilidade — diferentes características têm mais ou menos influência do ambiente. Por exemplo, o papel da genética na definição da cor da pelagem é imensamente maior que na definição do desempenho em pista, que depende de inúmeros fatores do ambiente. A mensuração da herdabilidade mostra a parcela de responsabilidade dos genes no fenótipo (o que vemos); 
  • diferencial de seleção — este é um cálculo de comparação média entre o desempenho de pais e filhos em relação a uma característica específica. Quanto maior for o resultado, maiores são as chances de ganho genético;
  • correlação genética — quando é positiva, ao aumentar uma característica, outra também aumenta. Em caso negativo, ao aumentar uma, diminui a outra. Ao planejar a progênie, é importante buscar saber se uma característica desejada tem correlação genética a outras importantes, evitando que o aumento de uma signifique a supressão da outra.

Este é um processo que exige muita análise, sendo realizado em conjunto com um médico-veterinário e seguindo as diretrizes das associações para objetivos em comum de vários criadores. 

Importância dos testes genéticos

A cada dia, mais pesquisas são realizadas para descobrir mutações que possam causar doenças nos futuros potros, pois alguns animais possuem predisposição genética a doenças específicas

Assim, durante a seleção do garanhão para a reprodução é importante a realização do teste genético. Este deve ser realizado a partir de instruções de um médico-veterinário em conjunto à associação da raça para verificar quais testes são recomendados em cada caso. 

Algumas doenças genéticas que podem afetar os animais da raça Quarto de Milha, por exemplo, são a Astenia Dérmica Regional Equina Hereditária (HERDA), Deficiência da Enzima Ramificadora de Glicogênio (GBED, Hipertermia Maligna (MH), Miopatia por Acúmulo de Polissacarídeos 1 (PSSM1), Miopatia de Cadeia Pesada de Miosina (MYHM), Paralisia Periódica Hipercalêmica (HYPP). 

Nos cavalos das raças Puro Sangue Inglês, Puro Sangue Árabe, Brasileiro de Hipismo, entre outras raças de sangue quente pode ocorrer a Síndrome da Fragilidade Cutânea Equina. E, nos cavalos da raça Paint Horse, a Síndrome Letal do Potro Branco.

Exame andrológico

Além dos aspectos genéticos, a seleção dos garanhões depende do resultado do exame andrológico, um grande aliado que permite avaliar o potencial de fertilidade. Ele é realizado pelo médico-veterinário e consiste em algumas etapas para avaliar: 

  1. Condição física geral
  2. Histórico de saúde
  3. Estrutura do sistema locomotor
  4. Funcionalidade dos órgãos genitais 
  5. Qualidade do sêmen

Assim, é possível prever a fertilidade do animal e tratar qualquer doença que possa estar o prejudicando que não seja de caráter hereditário.

Suplementos para garanhões

A busca pelas características relacionadas à conformação e performance geraram uma tendência na reprodução equina de seleção de garanhões com problemas na qualidade seminal. 

A seleção por performance, em alguns casos, ocorreu em detrimento das características relacionadas ao desempenho reprodutivo, por isso muitos garanhões possuem problemas como menor motilidade espermática, desvio de cabeça e menor concentração de espermatozoides. 

Por isso, é fundamental que seja feita uma suplementação que auxilie na produção do sêmen e também em sua preservação ao ser refrigerado ou congelado para transporte.

Alguns elementos fundamentais para a reprodução, bem como para a melhora da qualidade do sêmen fresco, refrigerado e criopreservado, são:

  • a L-carnitina: desempenha papel vital no metabolismo do espermatozoide, fornecendo energia prontamente disponível, aumentando a motilidade espermática;
  • a vitamina E e o selênio: atuam de forma sinérgica reduzindo o dano oxidativo que envolve a espermatogênese;
  • a vitamina A: essencial para a manutenção das membranas mucosas do órgão reprodutivo;
  • e o ômega 3: possui a função de manutenção da estrutura, função e integridade da membrana plasmática dos espermatozoides.

O suplemento para garanhões da Vetnil, Reproductive® Garanhões JCR, contém todos esses elementos para maximizar o desempenho reprodutivo.

É importante lembrar que a espermatogênese em equinos dura quase 60 dias. Portanto, a fim de observar os efeitos benéficos da suplementação, é importante iniciá-la ao menos 2 meses antes do período esperado de monta ou de coleta de sêmen.

Gostou dessas informações sobre seleção de garanhões e os cuidados envolvidos? Então veja outras dicas importantes para criação de equinos.

Comentários

ESTANISLAU DA COSTA COELHO SANTOS
os tamanhos das bais e escolido por raça, alguma raça tem que ter mais conforto e qual?
04/10/2023 ás 20:04
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência