Medicina Veterinária — Confira Curiosidades Sobre A Profissão

4 min

Os profissionais formados em Medicina Veterinária são muito mais do que os “médicos dos animais”. Ainda que a sua atividade mais popular seja preservar a saúde dos bichos, eles também podem atuar de outras formas. 

Neste artigo, saiba mais sobre a profissão do Médico-Veterinário e da sua importância na sociedade!

Quem pode atuar como Médico-Veterinário?

Para exercer as atividades de um Médico-Veterinário no Brasil, é preciso portar a carteira profissional concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ou pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).

É esse documento que dá permissão para a execução de funções relativas à profissão no país. Por sua vez, ela só é liberada após a conclusão do curso superior em uma das instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou, no caso de estrangeiros, após a revalidação do diploma internacional. 

Esses são os requisitos para começar a atuar legalmente como profissional.

O que um profissional formado em Medicina Veterinária pode fazer?

Se o seu único contato com um Médico-Veterinário é quando vai levar o seu amigo de quatro patas para uma consulta, pode se surpreender ao saber que esse profissional tem muitas outras opções de atuação além dos atendimentos em consultório.

Conheça algumas a seguir!

1. Especializações clínicas

A formação em Medicina Veterinária dá ao profissional um conhecimento policlínico — equivalente a um clínico geral na Medicina Humana. Por isso, após o curso, ele pode fazer especializações para atender as demandas específicas dos animais. 

Atualmente, o CFMV reconhece 20 especialidades. Entre elas estão:

       • Nutrologia;
       • Ortopedia;
       •
Oncologia;
       •
Oftalmologia;
       •
Endocrinologia;
       •
Anestesiologia;
       •
Odontologia;
       •
Fisioterapia;
       •
Nefrologia;
       •
Neurologia.

2. Saúde pública 

O Médico-Veterinário, desde 2011, faz parte da equipe dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando de forma a promover a integração entre a saúde humana, animal e ambiental — tripé da Saúde Única.

Nesses casos, ele trabalha, principalmente, controlando e prevenindo zoonoses (doenças que podem acometer os animais e também os humanos).

3. Inspeção de alimentos de origem animal

Outra possibilidade de atuação dentro da área é na inspeção de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano. Neste cenário, a função do profissional é entender se os produtos estão próprios para consumo. 

Esse é um trabalho que envolve muita responsabilidade técnica.

4. Indústria de produtos veterinários 

Por fim, esses profissionais podem atuar ainda na indústria de produtos veterinários, preparando alimentos, medicamentos e vacinas para os animais. 

Por ter conhecimentos de farmacologia, nutrologia, fisiologia, é capacitado para explicar como os elementos funcionam e de que forma os organismos dos pets vão responder.

Além dessas, ainda existem outras áreas de atuação para Médico-Veterinário como na fiscalização em portos e aeroportos, órgãos regulatórios, promoção técnica de produtos e até no marketing. 

Gostou de saber mais sobre a atuação do profissional de Medicina Veterinária? 

Isso é muito importante para você, que tem um cão ou um gato, pois precisará contar com o auxílio dele para cuidar do seu amigo de quatro patas e também para preservar a segurança alimentar da sua família. 

Se quiser dicas de cuidados com o seu animal, acesse nosso blog e encontre informações dos principais assuntos sobre o mundo pet, como vermifugação, sinais de alerta para doenças e curiosidades das espécies. 

Comentários

Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar.
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência