Visão Do Cavalo — Como Eles Enxergam?

Para fazer o correto manejo de equinos, é muito importante entender as particularidades da espécie, como a forma que eles enxergam, por exemplo. Ter a compreensão de como funciona a visão do cavalo, com certeza, vai facilitar a comunicação entre o animal e a pessoa interagindo com ele, seja nos treinos, no manejo do dia-a-dia ou em um exame físico.  

Neste artigo, veja tudo sobre o assunto!

Como é a visão do cavalo?

Assim como muitas de suas características, a visão dos cavalos foi resultado de sua evolução como presa. Diferente de nós, humanos, ou dos cachorros, seus olhos são lateralizados.

Os olhos dos cavalos estão posicionados nas laterais da cabeça e isso lhes dá uma enorme amplitude do seu campo de visão. Eles possuem uma visão periférica muito ampla, sendo capazes de identificar ameaças facilmente.

Visão Do Cavalo — Como Eles Enxergam?

Por outro lado, a posição lateralizada de seus olhos restringe sua visão binocular, ou seja, as áreas em que ambos os olhos “alcançam”. 

Na prática, isso significa que o seu senso de profundidade é bastante limitado. O conceito físico relacionado a isso se chama estereopsia. 

Definida como a capacidade do sistema nervoso de unir as informações captadas por ambos os olhos e calcular a distância entre os objetos, a estereopsia na visão monocular dos cavalos é até cinco vezes menor quando comparada à binocular.

É por este motivo, inclusive, que não se deve abordar os cavalos pela lateral ou pela traseira. 

Alguns sinais sobre a utilização da visão monocular (de um olho só) ou binocular (ambos os olhos) podem ser percebidos a partir da observação dos movimentos das orelhas e da cabeça. As orelhas normalmente são apontadas para o local de atenção dos cavalos, enquanto o levantar e abaixar a cabeça auxilia a ajustar o plano de visão deles. Isso porque o formato alongado de sua cabeça acaba por provocar um ponto cego logo abaixo e à frente de seu focinho.

Daí vem a importância das vibrissas, os pelos mais longos e robustos em torno do nariz e lábios dos cavalos. Elas se destacam criando uma maneira diferente do cavalo sentir o que está a sua frente. Elas são grandes auxiliares na área sensorial, atuando como órgãos táteis capazes de guiar os cavalos.

Por outro lado, a posição lateralizada de seus olhos restringe sua visão binocular, ou seja, as áreas em que ambos os olhos “alcançam”.   Na prática, isso significa que o seu senso de profundidade é bastante limitado. O conceito físico relacionado a isso se chama estereopsia.   Definida como a capacidade do sistema nervoso de unir as informações captadas por ambos os olhos e calcular a distância entre os objetos, a estereopsia na visão monocular dos cavalos é até cinco vezes menor quando comparada à binocular.  É por este motivo, inclusive, que não se deve abordar os cavalos pela lateral ou pela traseira.    Alguns sinais sobre a utilização da visão monocular (de um olho só) ou binocular (ambos os olhos) podem ser percebidos a partir da observação dos movimentos das orelhas e da cabeça. As orelhas normalmente são apontadas para o local de atenção dos cavalos, enquanto o levantar e abaixar a cabeça auxilia a ajustar o plano de visão deles. Isso porque o formato alongado de sua cabeça acaba por provocar um ponto cego logo abaixo e à frente de seu focinho.  Daí vem a importância das vibrissas, os pelos mais longos e robustos em torno do nariz e lábios dos cavalos. Elas se destacam criando uma maneira diferente do cavalo sentir o que está a sua frente. Elas são grandes auxiliares na área sensorial, atuando como órgãos táteis capazes de guiar os cavalos.

Como o cavalo enxerga cores? 

É possível simular como os cavalos enxergam cores através da análise dos olhos desses equinos. 

Por meio do estudo da estrutura ocular dos cavalos, notou-se um padrão de cores percebidas devido à quantidade e tipos de cones no sistema — células responsáveis pela definição de formas e tons, inclusive suas diferenciações.

Os estudos mostraram que as opsinas — proteínas ligadas aos cones — possuem absorção maior às cores azuis e verdes nessa espécie. Sendo assim, a visão do cavalo pode ser comparada à dos humanos com protanopia, que é um tipo de daltonismo.

Visão Do Cavalo — Como Eles Enxergam?

Além disso, sua acuidade visual, referente à resolução de uma imagem, é quase metade da nossa humana, e, mesmo assim, bem superior à dos gatos e cães.

Como o cavalo enxerga no escuro? 

Devido à dimensão da retina e à quantidade de bastonetes — células sensíveis à intensidade de luz e cores de penumbra, como branco e preto —, a visão dos cavalos no escuro é excepcional.

Estudos comprovaram que eles são capazes de reconhecer formas mesmo quando a intensidade da luz é tão baixa e o ambiente tão escuro que pessoas não conseguem enxergar e câmeras, captar imagens.

Agora que você já sabe como é a visão dos cavalos, vai conseguir compreender melhor algumas reações do seu animal, além de saber como evitar problemas durante as interações com ele. 

Quer ver mais dicas sobre manejo de equinos? Então leia este artigo sobre como garantir a saúde e bem-estar na criação de cavalos

Comentários

Felipe Pinheiro Lima
Gostei muito, quero saber mais tudo sobre cavalos.
07/01/2023 ás 08:22
Felipe Pinheiro Lima
Gostei muito, quero saber mais tudo sobre cavalos.
07/01/2023 ás 08:22
Ralfe
Gostei muito, quero saber mais tudo sobre cavalos.
02/02/2023 ás 19:10
Cynthia
Muito bom, obrigada!
07/02/2023 ás 19:34
moab
maob
19/02/2023 ás 15:10
moab
maob
19/02/2023 ás 15:10
Herica Vanessa de Oliveira
HARIACA
18/04/2023 ás 09:22
ESTANISLAU DA COSTA COELHO SANTOS
uma aprendizagem muito boa
04/10/2023 ás 19:28
Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência